Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o primeiro domingo do tempo da quaresma para que possamos mudar o nosso interior, renovando a nossa vida para podermos celebrar a Pascoa do Senhor.

A palavra de Deus nos fala das tentações que são obstáculos que nos impedem renascer para uma vida nova e  nos convida seguir o que Jesus ensinou para humanidade. Procurar ser fiel a Deus da vida.
No livro do Deuteronômio nos mostra a idolatria de viver uma religião fácil e sem compromisso. Antes do Povo de Deus entrar na terra prometida, Moises convida o povo a renovar aliança e oferecer as primícias da terra ao Senhor em forma de gratidão. (cf.Dt 26,4-10) Esse gesto significa que o povo é grato a Deus libertador. É um reconhecimento a Ele e afastar dos outros deuses. Hoje nós colocamos no lugar de Deus, o dinheiro, o poder e sucesso social.

Na carta aos romanos nos fala da tentação dos que pensam que a Salvação é conquista nossa, não um dom gratuito de Deus. Nós vamos ser salvos se deixarmos ser conduzidos por Cristo. Nós devemos converter a Cristo e torna-Lo como senhor da nossa vida. (cf. Rm 10,8-13)

O evangelista Lucas nos fala dos 40 dias que Jesus ficou no deserto e lá foi tentado. ESSE acontecimento revive em sua experiência pessoal a trajetória do Povo de Deus no deserto. E no final Jesus é tentado no pão, no  poder e no ter. Essas coisas são empecilhos de viver a verdadeira missão. Jesus deu não a elas e nos convida a vencê-las também através da escuta da Palavra, da oração e da vivencia sacramental na Igreja.(cf. Lc 4,1-13) Devemos comprometer com a Igreja de Cristo, levando a boa noticia a todos que traz a verdadeira libertação.

As quedas que temos nesta vida não devem ser motivos de não prosseguir na caminhada, mas procurar levantar delas e pedir foça a Deus para não caiamos também nelas novamente.
Que esta liturgia nos ajude a sermos melhores e mudar de vida para que Cristo esteja conosco nesta vida ate a eternidade.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.