Queridos irmãos e irmãs, como é lindo ler o primeiro livro da Bíblia com os olhos da fé e cheio de amor e gratidão ao Deus criador. Esse livro narra para nós toda criação existente na terra e o universo representado pelas estrelas, o sol e a lua. Deus pensou em tudo antes de criar o homem a mulher. A natureza, os animais terres, marítimos e voadores, os vegetais comestíveis ou não, as árvores frutíferas e muitos mais, tudo em vista para a vida do homem e da mulher que foram criados à sua imagem e semelhança. 

Existia harmonia no Paraiso criado por Deus e tudo era bom. Havia comunhão de tudo com Deus. Infelizmente, o ser humano não foi capaz de continuar esta ligação com Deus e com a natureza. O orgulho, a autossuficiência e a vontade de prosseguir sozinho sem Deus, isso trouxe a humanidade a queda e a desordem e caos. A inveja, a arrogância, a violência, a mentira, o ódio, a ambição, mortes, a desilusão, o suicídio, o engano, a divisão, a desobediência, a prepotência, a tirania, tudo isso e muito outras coisas que desfiguraram a imagem do ser humano.

E nós podemos dizer com o salmo 8: "Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: "Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?""

Deus toma novamente a iniciativa de resgatar o homem decaído pelo pecado que deu o não a Ele, mas a sua bondade e o seu amor infinito por nós não deixa o ser humano longe da verdadeira vida. Deus usa uma pedagogia para salvar durante a história de libertação e salvação da humanidade. Um projeto é dado a nós por Deus e que a pessoa precisa cooperar com Ele. Muitos acontecimentos, pessoas e profetas mostraram o projeto de Deus ao homem, mas muitas vezes, esquecemo-nos Dele e caminhamos em rotas como que Deus não existisse. Isso traz confusão, angustia e diminuição da dignidade do homem, tornando-o estéril ao amor que constrói a sociedade mais fraterna, humana e cristã.

Deus não é ausente da nossa historia e vem em nosso socorro. Ele envia o seu filho único até a nós para nos salvar, não por que merecemos, mas devido ao seu amor infinito por nós. Como podemos negar isso. Progresso e a ciência são aliados do homem e não podem contradizer nunca o fundamento de todas as coisas, pois tudo tem inicio em Deus e para lá tudo se converge. Assim já dizia o filosofo: “Da necessidade da natureza divina podem resultar coisas infinitas em número infinito de modos, isto é, tudo o que pode cair sob um intelecto divino’’. (Espinosa, Ética, Prop. XVI, p. 100 )

Assim diz o salmo 8 para nós: "Contemplando estes céus que plasmastes e formastes com dedos de artista; vendo a lua e estrelas brilhantes, perguntamos: "Senhor, que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho?"

Assim, O homem não é um acaso e sim tem em Deus na sua origem e podemos dizer: “Para que o homem se compreenda e compreenda o que lhe acontece é necessário relacionar os acontecimentos com a ideia de Deus, já que tudo é parte de Deus. Desse modo, o homem está sujeito a seguir e a obedecer a esta ordem necessária para manter em equilíbrio seu ser. Entretanto, o homem é apenas uma parte da natureza, e esta, naturalmente, não está restrita às necessidades humanas mas a infinitas outras leis que se estendem à totalidade da natureza. O homem não pode, portanto, ser causa necessária de sua existência; logo, pode vir a sofrer mudanças exteriores à sua natureza, como, por exemplo, ser afetado pelas paixões". (www.paradigmas.com.br/parad07/paradp7.8.htm)

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.