Jesus é recebido triunfante em Jerusalém

Queridos irmãos e irmãs, com o domingo de ramos, iniciamos a nossa caminhada pela semana santa. Jesus entra em Jerusalém triunfante. É o inicio de uma nova Jerusalém com a Igreja de Cristo que se espalha por todo o mundo. Jesus entra em Jerusalém, com o povo, e é ovacionado como Rei, mas esse Rei é diferente, ele é servo sofredor de que fala Isaias. Vai sofrer, padecer, ser crucificado, mas no 3º dia ressuscita glorioso.

A primeira parte se faz fora da Igreja com cantos alegres e palmas nas mãos. Desse modo nós unimos ao Povo de Jerusalém que clama Jesus cantando: “Hosana ao Filho de Davi". Jesus é recebido por todos, mas os fariseus reclamaram da atitude do povo a Jesus, que isto era exagero, mas Jesus os repreende dizendo: “Se eles se calarem, as pedras gritarão...". Jesus demonstra que é Príncipe da Paz que vai contrapor com o ódio e a condenação das autoridades contra Jesus.

A segunda parte nos introduz na semana santa. As leituras nos inserem na missão de Jesus que vai sofrer morrer na cruz.

Isaias nos fala da  Missão do "Servo Sofredor”, que deu testemunhou no meio dos povos a Palavra da Salvação. Ele não se abate diante da atrocidade cometida contra ele. Apesar de tudo que atrapalha a sermos fieis, o profeta confia em Deus e realiza o plano de Dele. Esta figura do servo nos leva a Jesus, pois Ele é obediente ao projeto de Deus, aceita o martírio, abraça a cruz e deixa-se morrer por nós. Um Deus que se esvazia completamente para dar à salvação a humanidade. A cruz nos levará ao sepulcro vazio.(cf. Is 50,4-7)

São Paulo nos mostra esse grande hino cristológico, pois ele nos apresenta Jesus, um Deus que se despoja por completo. A cruz é a marca de maior sofrimento do servo de Javé, mas ela vai ser sinal que nos leva ao sepulcro que fica vazio para sempre, pois Jesus ressuscita gloriosamente e nos pede que carreguemos a nossa cruz para chegarmos também a Ressurreição de nossa vida.(cf. Fl 2,6-11)

O Evangelho de Lucas convida-nos a contemplar a PAIXÃO e Morte de Jesus. (cf. Lc 22, 1-49). Essa morte nos leva a vida. Jesus assume a missão e entende que deva passar pela cruz e morte. Jesus veio para levar a boa nova a todos, dar luz aos cegos e liberdade aos oprimidos. O nosso Deus nos quer livre e que o sigamos com todo nosso empenho e coerência, pois Ele é um Deus que dá vida, mas precisamos entender e aceitar a cruz em nossa vida. Não há ressurreição sem a cruz.

Jesus nos mostra que devemos fazer o bem, dar testemunho da verdade e viver os valores evangélicos, mesmo que isso nos custe a nossa vida, pois já temos a semente da imortalidade com a morte e ressurreição de Cristo. O amor se faz serviço e doação. Jesus nos deu seu exemplo e nos convida a caminharmos com Ele nesta semana santa. Que possamos fazer dessa semana santa, motivo forte de renovar a nossa vida através dos passos de Jesus, abraçando a nossa cruz de cada dia. Ao levarmos os nossos ramos para a nossa casa, possamos vivenciar Jesus em nossa caminhada rumo à eternidade.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.