Deus nunca se cansa de nos perdoar!

Queridos irmãos e irmãs, a liturgia do domingo passado, tivemos a oportunidade de ouvir o amor e o perdão de Deus a nós. Devemos procurar criar pontes de amor e misericórdia para aquele que erram. Deus nos acolhe e quer caminhamos no caminho do perdão, pois Ele sempre nos dá o perdão.

No livro do profeta Isaias anuncia a libertação do exilio e o retorno de Israel. É o novo êxodo para a terra prometida. A escravidão foi um tempo duro onde as pessoas não tinham liberdade e nem podiam adorar a Deus. Eles clamavam por socorro a Deus e Ele vem ajuda-los na libertação e caminhar para a redenção. Devemos procurar descobrir na nossa vida o que devemos libertar da escravidão do pecado e dos vícios que não nos deixam livre. (cf. Is 43,16-21)

Na carta de São Paulo aos filipense nos exorta para termos o conhecimento de Cristo que nos dá a verdadeira liberdade. O resto que fica deve ser considerado como lixo. Conhecer Jesus é viver na simplicidade de vida, no amor solidário, na partilha de dons e bens e que ninguém fique fora do barco da vida. Jesus quer que nasçamos novamente para uma vida digna de filhos de Deus e irmãos de todos. (cf. Fl 3,8-14)

No Evangelho de João temos o episodio da mulher pecadora surpreendida em adultério  e levada a Jesus pelos fariseus. A lei era implacável. Ela tinha que morrer, mas eles queriam um veredito de Jesus sobre isso. Mas, Cristo os surpreende diante da pergunta deles: "Mestre, que vamos fazer dessa mulher, perdoá-la ou apedrejá-la, como manda a nossa lei?", dizendo: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra..."(cf. Jo 8,1-11) Com esta resposta de Jesus, começaram a sair, a partir dos mais velhos e ninguém a condenaram, então Jesus fala a mulher: eu também não lhe condeno, vai e não peques mais. Essa é a prova do amor misericordioso que Jesus nos dá. Ele é o retrato de Deus que nos ama e nos dá mão sempre para voltar ao caminho que nos leva a verdadeira vida.

O papa Francisco nos falou, no Angelus desse domingo: Eh! Irmãos e irmãs, a face de Deus é de um pai misericordioso, que sempre tem paciência. Você já pensou na paciência de Deus, a paciência que Ele tem com cada um de nós? Essa é a Sua misericórdia. Sempre tem paciência, paciência conosco, nos entende, espera por nós, não se cansa de nos perdoar se sabemos voltar para ele com um coração contrito. "Grande é a misericórdia do Senhor", diz o Salmo.

Então, queridos irmãos e irmãs, sejamos portadores do amor e perdão que traduzem nos nossos gestos de misericórdia aos que erram e desviam do caminho, para que eles, novamente, encontrem o bem e a verdade para suas vidas, que é Cristo. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha



Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.