O amor doado no serviço aos irmãos na celebração da Eucaristia

Amados irmãos e irmãs,

            Hoje é o inicio do Tríduo pascal  na qual revivemos  e celebramos os mistérios principal da nossa fé católica. Sabemos que toda missa é Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.
            Hoje nós temos a ceia da despedida, Jesus nos dá o pão da vida, nos mostra o serviço aos irmãos no Lava-pés e ainda celebramos a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio ministerial.
As leituras bíblicas de hoje nos mostram um Deus fiel a todos que o procuram e confiam. O povo judeu antes de sair do Exílio, no Egito, marca os portais com o sangue do cordeiro e faz uma refeição rápida com pão de azimos e come ervas amargas. Este acontecimento sempre foi celebrado pelo Povo de Deus até última ceia em que Jesus a celebrou com seus discipulos e inaugurou um novo tempo e uma nova aliança eterna.
“O nosso hoje entra em contato com o hoje de Jesus na ceia. Ele faz isto agora. Com a palavra “hoje”, a liturgia da Igreja quer induzir-nos a olhar com grande atenção interior para o mistério deste dia, para as palavras com que o mesmo se exprime. Procuremos, pois, escutar de maneira nova a narração da instituição  da Eucaristia tal como a Igreja, com base na Escritura e contemplando o próprio Senhor que a formulou “(cf. Homilia do Santo Papa Bento XVI na Quinta-Feira Santa, dia 9 de abril de 2009)
Jesus é o Cordeiro imolado, na cruz e alimento na ceia Eucarística que participamos e vivenciamos.. A Páscoa cristã é também a celebração da Libertação, da partilha, da preservação da vida e do amor que se faz serviço, Deus é libertador da humanidade. A eucaristia é o memorial celbrado pela Igreja no sacerdocio por todo o tempo. Cada missa que celebramos, estamos renovando o sacrifício de Jesus e fazemos o memorial da ultima ceia. O ontem se torna o eterno hoje. Jesus se faz corpo no pão e sangue no vinho. Um mistério que se renova em cada missa que participamos.
No seu Evangelho, São João nos fala da cena do lava-pés e da instituição da eucaristia. O gesto de humildade e serviço de Jesus nos chama atenção para que sigamos o seu exemplo. Jesus, sendo Deus, se mostra servidor de todos e nos convida a ter esta postura na sociedade, na família e na Igreja.
 Jesus, mestre e Senhor, despoja do manto, pega uma bacia e se põe a lavar os pés dos discipulos. Esse gesto é o sentido de entrega, de serviço e de amor aos irmãos. Assim, podemos entender a cruz de Cristo e ela tem sentido no amor extremo de Deus por nós.
O gesto de Jesus é renovado em cada semana santa e nós o repetimos, deve ser lembrado e vívido por todos que querem seguir Jesus. Devemos sair do nosso egoísmo, do nosso comodismo para servir aos outros no amor despojado, sem querer privilégios ou tirar vantagens nos serviços prestados à Igreja, na comunidade ou na sociedade.
Que a partilha, o amor, o perdão, a solidariedade estejam no nosso meio, isto é, na Igreja, na família e na sociedade. Que a Igreja seja simples, amorosa e terna com todos. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 28-03-2013

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.