Queridos irmãos e irmãs!

A liturgia desta quarta feira nos ajuda a entender e mergulhar no mistério salvífico de Cristo. E amanha acompanharemos e participaremos do tríduo pascal.
A graça de Deus vem em nosso socorro e nos faz estar intimamente ligado a Jesus em nosso sofrimento humano, pois Ele sofreu pela nossa salvação.
Na carta aos filipenses encontramos esse hino que nos mostra que Deus se despojou da sua condição divina e se fez homem e habitou entre nós. (cf. Fl 2,6-11) O orgulho humano nos distancia de Deus e dos irmãos. As nossas doenças e enfermidades nos aproximam de Deus e nós devemos contar com a sua mão que conforta e nos levanta das angustias da vida. Sabemos que Jesus foi obediente e se entregou por nós. Somos salvos pela sua cruz.
O profeta Isaias mostrou que o servo sofredor não desviou o rosto dos bofetões e cusparadas. Deixou-se ser machucado e tornou-se exemplo de entrega. A confiança Dele é no Deus que nunca condena porque tem amor infinito por todos. Assim, nós devemos proceder, ter confiança em Deus, Ele sempre vem em nosso socorro.
Jesus Cristo, e o servo sofredor que Isaias profetizou por isso o nome Dele tem poder.
 Como é maravilhoso, e ao mesmo tempo surpreendente, este mistério de Cristo é uma realidade que não se esvazia em nossa meditação, pois ele é grandioso. Jesus assume a nossa humanidade, menos no pecado. Com Ele podemos ter a coragem de prosseguir, pedindo forças e graças para lutarmos em defesa da vida em abundancia entre nós.
O evangelista Mateus narrou para nós os preparativos para ceia pascal, Jesus quis cear com seus discipulos. Nesta ceia Jesus fala do traidor e deixa todos tristes. Jesus também fala dos acontecimentos que acontecerão com Ele. Jesus foi entregue por um dos seus que compreendeu a sua missão. Hoje o mundo é marcado por muitos Judas que não deixa Cristo reinar em nossa vida.
Falta saúde, educação, moradia e alimentos para muitos de nossos irmãos e irmãs nesse mundo. Que as dores deles seja um alerta para nós lutarmos por mais justiça e solidariedade entre nós.
Amanha iniciaremos o tríduo Pascal. De manha teremos na catedral, a missa da Benção dos Santos Óleos e a Renovação do Sacerdócio  e obediência ao sucessor dos apóstolos, que é o bispo, o nosso pastor. E a noite todos se reunem para celebrar a CEIA DO SENHOR E O LAVA-PÉS.
Louvado seja nosso senhor Jesus Cristo.

Teólogo Jose Benedito Schumann Cunha 27-03-2013

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.