I Seminário da Signis faz reflexão sobre mudanças, cultura midiática e religião

sexta-feira, 3 de maio de 2013 · 09:30

Luana Correa
São Paulo

Nos dias 2 e 3 de maio, a Signis Brasil e a Rede Católica de Rádio (RCR) realizaram o 1º Seminário para produtores de conteúdo para Mídias Católicas, no Auditório Paulo Apóstolo, em São Paulo. O tema do seminário é o Dinamismo da evangelização em uma sociedade em mudança.

A iniciativa visa reunir e apresentar pontos importantes da comunicação religiosa, além de questionamentos e reflexões que fazem parte das pautas diárias abordados por essas mídias.

O seminário teve início com uma reflexão sobre as mudanças culturais e mudanças religiosas, e o reflexo dessas mudanças nas mídias informativas e alternativas de hoje.

“Não são os conteúdos que mudam a visão das pessoas e do mundo, se fosse bastaria disponibilizar os conteúdos nas mídias. São milhares de aspectos junto a esse conteúdo que podem fazer a diferença”, explica a professora e doutora em sociologia, Brenda Corranza.

Segundo Brenda, o trabalho da religião dentro da comunicação deve ser bem estudado antes de aplicada, para que consiga seu objetivo inicial de levar formação e espiritualidade as pessoas interessadas e tentar atrair aqueles que não conhecem, sem forçar informação e marketing, sem querer competir com mídias informativas, mas sim, se afirmar como mídia alternativa, de conteúdo trabalhado, respeitando a pluralidade e diferenças que fazem parte das mudanças.

A discussão sobre mudanças culturais teve continuidade com a palestra sobre os modelos de Igreja e dos desafios da evangelização, com o Frei Luis Carlos Susin, Doutor em teologia pela PUC/RS.

As discussões também refletiram os modelos antigos e novos de Igreja no Brasil e no mundo, que se entrelaçam formando os que conhecemos hoje, o reflexo deles dentro de comunidades, movimentos, sacramentos e sociedade como um todo.

colaboração: Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.