O Espirito Santo inflama a Igreja para a missão

Queridos irmãos e irmãs, estamos no Domingo do Pentecostes, encerrando  ciclo Pascal. O círio que foi ascendido na noite da vigília ficou acesso durante 50 dias e agora  ele se apaga. Esta luz se torna luz no altar, no tabernáculo e em nós, dando-nos a certeza da presença espiritual de Cristo na Igreja na força do Espirito Santo que anima a Igreja na missão evangelizadora no mundo tão carente de Deus.
No antigo testamento encontramos a festa de Pentecostes, antes eram uma festa ligasda as boas colheitas, depois passou a celebrar a Aliança de Deus feita ao Povo no monte Sinai. Isso acontecia 50 dias após a Festa da Pascoa dos judeus. Era uma festa para festejar a Lei que dá unidade e dignidade ao Povo de Deus. Agora toma um sentido novo para o cristão, pois celebramos a festa da Igreja que inicia a sua missão na força do Espirito Santo. É dia que a comunidade se torna responsável pela sua missão de anunciar Cristo a todos, pois Ele é o caminho, a verdade e vida para todos que creem Nele e que caminham rumo a eternidade com Deus para sempre.
A liturgia bíblica desse domingo nos confirma isso e nos dá a garantia da ação do Espirito Santo na Igreja nascente até hoje.
São Lucas, no livro dos Atos dos apóstolos, nos mostra que o novo pentecostes acontece após 50 dias da ressurreição de Cristo e coincide com o pentecostes dos judeus. Isso é providencia de Deus da vida para nós. A Igreja, que é comunidade de pessoas, que nasce de Jesus, na força do Espirito Santo. Ela inicia, dando testemunho do projeto salvífico de Cristo para a humanidade. Sabemos que o fogo é transformador da matéria e ele é a causa de ascender nos apóstolos a coragem de testemunha sem medo Jesus vivo e ressuscitado no meio de nós. O fogo e vento simbolizam a energia impulsionadora da Igreja para missão de Evangelizar. Agora somos missionários da Palavra de Deus que transforma o mundo hostil para o bem e a paz verdadeira em Deus. Agora todos podem entender a língua, pois o Espirito Santo nos traz a unidade e harmonia entre as pessoas. (cf. At 2,1-11)
O apostolo Paulo nos afirma que o Espírito Santo é a fonte  geradora de vida, onde a comunidade nasce com a vida transbordante, pois pertencemos a uma comunidade viva onde todos tem o seu papel e seus dons específicos agindo nela para a grandeza da Igreja de Cristo no mundo. Não podemos ficar surdos diante dos apelos e desafios que o mundo nos chama. O espirito derrama em todos que querem que esse mundo tenha uma nova face de amor e esperança da vida para todos.(cf. 1Cor 12,3b-7.12-13) 
No Evangelho de João, nos vemos os Apóstolos receberem a efusão do Espírito Santo, isto aconteceu no anoitecer do dia da Pascoa. Jesus se mostra vivo para os discípulos que estavam reunidos. Ele dá a paz e sopra o Espirito Santo para cada um deles para a missão. É uma nova vida que vem de Deus para a humanidade. Jesus fala: "Recebei o Espírito Santo..." e ainda dá o dom do perdão que eles devem ser portadores. Assim, um clima de paz toma conta de todos que buscam estar com Deus. Para João e Lucas, tem uma perspectiva de diferente, um é no dia da Pascoa do Senhor que todos recebem esse dom do Espirito Santo enquanto para Lucas é no dia de Pentecostes, mas a finalidade é a mesma, pois é na ação do Espirito Santo que a Igreja trabalha, difundindo o Evangelho de Cristo ao mundo. (cf. Jo 20,19-23)
Cada um de nós recebemos o Espirito Santo  e isso aconteceu pela primeira vez no nosso Batismo. Estamos na Igreja por obra do Espirito Santo que nos anima para missão de levar a boa noticia de Jesus, que é a salvação e libertação do pecado e do mal na nossa vida. A nossa pascoa acontece no Batismo, pois morremos para o pecado e nascemos para a vida nova da graça em Cristo e na Crisma, aqui temos o Pentecostes em nossa vida que nos impulsiona para sermos verdadeiras testemunhas de Cristo no mundo. Não podemos ser mornos na ação, mas ardente em levar a boa noticia de Jesus que trouxe a vida eterna para todos nós com a sua ressurreição.


Que esta celebração do Pentecostes nos enche de alegria, de ardor missionário com vigor de anunciadores da Palavra de Cristo que quer que todos se salvem e encontrem a vida em Deus. Amém.
Tudo por Jesus nada sem Maria. Viva a Igreja de Cristo

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.