Quando pedimos a Deus Pai em nome de Cristo na força do Espirito Santo, Ele atende


Queridos irmãos e irmãs, fazemos parte da família de Deus em Cristo. Nós temos fé Nele e Ele nos concede graças e bênçãos a cada dia de nossa vida.
Nos Atos dos Apóstolos vemos Paulo, trabalhando incansavelmente, nas comunidades cristãs e deste modo, fortalecendo os discípulos na fé em Cristo. Deus age nas pessoas que querem trilhar o caminho do Senhor. Muitos são eloquentes na proclamação da Palavra de Deus, pois quem os capacita é o Senhor. Pelo Batismo, já somos agraciados pela graça santificante da trindade Santa em nós e isso nos habilita a sermos propagadores da boa noticia de Cristo, no testemunho de nossa vida de convertidos a Deus para todos. É a graça de Deus que nos ajuda a sermos bons missionários como podemos constatar: Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.
Nós devemos ser contagiantes na nossa fé e nosso agir cristão no mundo, pois Deus faz maravilhas em todos os lugares e também em nossa vida e para todos que recorrerem a Ele.  (cf. At 18,23-28).
Podemos recitar o salmo 47: Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra. Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso. Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!
O evangelista São João nos mostra Jesus que nos exorta para oração a Ele com fé, mas devemos pedir em nome de Cristo ao Pai, que Ele atende. Isso vai trazer alegria plena a cada um de nós, pois Deus é Pai que cuida e zela por nós. As palavra de Jesus nos anima e nos dá força para sermos autênticos cristãos que façam diferença nesse mundo, praticando o bem e a justiça a todos que precisam. Jesus nos fala ainda: “Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. Naquele dia pedireis em meu nome,  e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, pois o próprio Pai vos ama,  porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus.  Eu saí do Pai e vim ao mundo;  e novamente parto do mundo e vou para o Pai.”
Deus nos ama muito e é Ele que concede as graças a nós, não porque merecemos, mas pela obra de Cristo que demonstrou a sua obediência a Deus em tudo. Assumiu as nossas dores e nossos pecados na cruz. Essa prova de amor nos compromete com a nova evangelização que devemos fazer, pois Jesus já cumpriu plenamente a sua missão e quer que nós façamos o mesmo e não como meros espectadores e receptores da graça de Deus sem nada fazer para outro que precisa de ajuda  e para o mundo, pois, fazendo desse modo tudo se transfigura no amor de Deus em todos os cantos do mundo (Cf. Jo 16,23-28)
Segue o comentário ao Evangelho do dia feito por São Cipriano (c. 200-258), Bispo de Cartago e mártir - A Oração do Senhor, §§ 26-28 «Se pedirdes alguma coisa ao Pai em Meu nome, Ele vo-la dará»
«Não nos deixeis cair em tentação» (Mt 6,13) [...]. Quando pedimos para não cair em tentação, lembramo-nos da nossa fragilidade, para que ninguém se olhe a si mesmo com complacência, para que ninguém se eleve com insolência, se glorifique a si mesmo pela sua fidelidade ou pela sua provação, quando o próprio Senhor nos ensina a humildade, quando nos diz: «Vigiai e orai, para não cederdes à tentação”. O espírito está cheio de ardor, mas a carne é débil» (Mc 14,38). Se primeiro fizermos profissão de humildade, daremos a Deus tudo o que pedirmos com temor e reverência, e podemos estar certos de que a Sua bondade no-lo concederá.
Esta oração termina com uma conclusão que reúne, numa forma breve, todos os pedidos. Dizemos no final: «Mas livrai-nos do mal.» Compreendemos, neste passo, que o inimigo pode maquinar contra nós neste mundo, mas estamos certos de ter um amparo poderoso se Deus no-lo conceder, se Ele vier em socorro daqueles que Lhe imploram. Portanto, quando dizemos: «Livrai-nos do mal», nada mais temos a pedir. [...] Ficamos fortalecidos contra todas as maquinações do demónio e do mundo. Quem poderá temer o mundo, se Deus for o nosso protetor neste mundo?
Porque estranharmos que Deus nos tenha ensinado a orar desta maneira, ensinando-nos numa tão breve fórmula tudo o que devemos pedir para nossa salvação? [...] Quando o Verbo de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, veio para todos os homens, reuniu os doutos e os ignorantes, e forneceu os preceitos de salvação para todos, seja qual for o sexo ou a idade. Fez uma resenha concisa dos Seus preceitos [...]. Assim, quando quis ensinar em que consiste a vida eterna, sintetizou todo o mistério da vida numa fórmula de concisão maravilhosa: «Esta é a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem Tu enviaste» (Jo 17,3).(arautos@evangelhodiario.org )
Assim, meus irmãos e irmãs, nesta certeza devemos caminhar rumo a eternidade onde está Deus, os santos, os anjos, os mártires e todos que se dispuseram a seguir coerentemente a Jesus. Fazemos parte da Igreja que partilha os dons e o pão para que todos possam receber a graça da salvação de Deus que Jesus trouxe para todos. Na Igreja de Cristo não há privilegiados, mas todos são convidados ao banquete da vida, na sua Palavra proclamada na Igreja e na Eucaristia que participamos e recebemos. Nós cristãos temos Cristo como cabeça da Igreja e nós somos seus membros, assim formaos a Igreja viva que testemunha o amor de Deus que se faz na ajuda mutua, no serviço aos excluidos e pobres de nosso tempo.Tudo por Jesus na sem Maria.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.