Devemos dizer e testemunhar que Cristo é O Senhor


            Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 12º Domingo do Tempo Comum e estamos diante de uma pergunta de Jesus para nós. Para responder a Jesus, precisamos estar com Ele, viver o seu ensinamento e ainda comprometer com a causa Dele. Se somos cristãos, porque cremos em Cristo.
           A liturgia bíblica desse domingo nos faz descobrir cada vez quem é Cristo para nós. Nós sabemos que Ele é o messias, o enviado de Deus para nossa libertação através do amor-doação que dá o dom vida para cada um que queira aderir a Ele plenamente. Se quisermos ser de Cristo devemos fazer da nossa vida uma doação generosa aos nossos irmãos e irmãs que precisam de nossa ajuda solidaria. Não é através de ódio e violência que vamos conseguir algo bom para todos.
No livro da Profecia de Zacarias, nós deparamos com o anuncio e com a descrição do Messias que virá. Ele é o homem justo e que é inocente diante das maldades da humanidade. Ele é o servo sofredor  e transpassado que vem em nosso socorro. Isso nos faz refletir e decidir uma volta para Deus numa conversão de vida. João entendeu que esse personagem que o Profeta Zacarias nos fala é Jesus. (cf. Zc 12,10-11;13,1)
          Na carta de São Paulo aos gálatas nos dá a certeza que através do nosso Batismo, cada um se reveste de Cristo, tornamos filhos de Deus em Cristo e é por isso que devemos comportar com tal. O homem velho do pecado e do egoísmo deve dar ao lugar de uma vida de graça e santidade em Deus. Ser nova criatura, que faz a diferença no mundo, através do serviço aos mais necessitados, independentemente de raça, credo ou nação. Ser cristão é procurar a todos, inclusive os marginalizados e os “invisíveis” desse mundo que ninguém quer. (cf. Gl 3,26-29).
O Evangelista São Lucas nos apresenta a linda profissão de fé de Pedro em Cristo diante de uma pergunta Dele e também nos fala do anuncio da Paixão de Jesus. Ele não esconde nada de ninguém, pois a sua missão é aberta para que creiamos Nele sempre. (cf. Lc 9,18-24).
Interessante este episódio, Jesus, após ter orado vem até aos apóstolos e lhes faz um pergunta para que eles respondem com a força da fé Nele ou não. A pergunta é geral como se fosse uma pesquisa, então Jesus diz: "Quem sou eu no dizer das pessoas?" Então, eles começam a falar que muitos dizem isso, que Ele deve ser:"João Batista... Elias... ou um dos antigos profetas..." Isso já nos faz entender que muitos já reconhecem a Jesus como um grande profeta de Deus e que faz muitos milagres, mas isso é uma ideia meio periférica e não daqueles que estão com Jesus. Mas, Jesus quer saber deles, pois eles estão caminhando com Jesus há muito tempo e presenciaram a sua ação no meio do Povo, então Jesus pergunta: «E vós, quem dizeis que Eu sou?»?
Interessante, quem toma a Palavra é Pedro em nome de todos os apóstolos e fala: "Tu és o Messias de Deus". Pedro é aquele que confirma a fé dos apóstolos e que nos confirma a fé em Cristo é sucessor de Pedro, que hoje é o Papa Francisco. Jesus é o Messias, não um homem poderoso  do mundo que vem para a vitória, mas é o Servo que vem nos ensinar o caminho de doação e amor a todos.
Jesus já anuncia para eles a sua Paixão, Ele vai ser o Servo Sofredor que vai ser morto injustamente pela humanidade. Jesus não é o Messias-Rei, mas um Rei diferente que não quer ser usurpador de poder e sim um Servo que se doa completamente para todos nós. Se quisermos seguir Jesus temos que trilhar pelo caminho Dele, como Ele mesmo nos fala: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz de cada dia, e siga-me".
Jesus dá o exemplo para todos e quem quer segui-lo deve imitá-Lo como Ele mesmo nos diz: "Aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem a perder, por minha causa, esse se salvará". Muitos já trilharam nesse caminho que Jesus nos aponta e tornaram-se  Santos e mártires, pois souberam sair do eu para ir ao encontro dos irmãos, principalmente os mais pobres e necessitados.
Que esta liturgia nos ajude a ser fiel seguidor de Jesus, procurando ser autentico missionário que leva vida aos que estão à margem da vida, que leva esperança e uma caridade que promovem a pessoa para um vida digna. Desse modo colocaremos a nossa vida a serviço do Reino de Deus, testemunhando Jesus, que é o Senhor da Vida a todos com a nossa vida cristã no mundo. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha  jbscteologo@gmail.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.