Jesus é Senhor que dá vida e esperança para o mundo

Queridos irmãos e irmãs. Estamos no 10º domingo do Tempo comum. A liturgia desse domingo nos faz ver que Deus é Senhor da Vida. Ele está conosco e nos liberta de tudo que nos escraviza, isto é o Pecado e o sofrimento. Ele nos quer feliz e aberto a Ele sempre, pois Ele é o dom que nos regenera.
Nós encontramos na liturgia bíblica desse domingo duas figuras de mulheres viúvas que perderam seus filhos. Elas foram ajudadas e consoladas pelo Deus da vida, através dos seus escolhidos e enviados.
No livro Primeiro dos Reis encontramos a figura da viúva de Serepta que deu hospedagem a Elias, o homem de Deus, mas o seu único filho adoece e morre. Esse acontecimento a angustiou pela perda do filho e ela se acha culpada dessa morte. Elias solidariza e pega o menino, leva-o para o andar superior. Lá, ele clama a Deus pela vida da criança. Deus o atende e dá novamente a vida ao menino. Ele o entrega a sua mãe já com vida. É a primeira ressurreição que temos na bíblia. O nosso Deus é favor dos que estão mais precisando e nós devemos confiar Nele, pois Ele está sempre ao nosso lado. (cf. 1Rs 17,17-24).
Nós não podemos jamais achar que a morte é castigo de Deus, pois ela faz parte da nossa natureza humana. A nossa existência é frágil, mas Deus sempre pode vir ao nosso socorro. O maior dom que Deus pode nos dar é a certeza da vida eterna que Jesus nos deu para sempre.
O apóstolo Paulo, na carta aos Gálatas, vemos ele se defendendo das acusações recebidas injustamente, pois o anuncio que ele faz do Evangelho de Jesus não foi um aprendizado dos homens, mas de Deus através da revelação que o próprio Cristo fez a ele. Paulo se defende de acusações recebidas. (Gl 1,11-19) Assim, meus irmãos e irmãs, nós somos instruídos por Deus através da sua graça pela ação do Espírito Santo em nós. Deus nos dá a sabedoria para podermos evangelizar e trabalhar no Reino de Deus.
No Evangelho de Lucas encontramos a Viúva de Naim. No cortejo que levava o seu único filho que morreu, havia uma multidão que se solidarizavam com ela nessa morte, mas Jesus e seus discípulos estavam a caminho e depararam com esse cortejo. Jesus teve compaixão dela por essa perda. Jesus restitui a vida ao menino e não o deixa no vale da morte.
O Cristo é o vencedor da morte (cf.. Lc 7,11-17). A vida humana é marcada por esse acontecimento de morte, mas quando a comunidade cristã conhece Jesus e adere a Ele, a morte jamais vai nos assustar porque Jesus é vivo e nos dá a certeza da ressurreição. Não ficamos como derrotados na morte, mas esperançosos na vida em Cristo. Quem crê em Cristo, mesmo que estiver morto, Ele ressuscitará no ultimo dia. A vida sempre vence a morte, pois ela não tem mais a ultima palavra.
Que esta liturgia nos ajude a ser portador da esperança e na fé na Ressurreição que Jesus nos dará para sempre. Cabe a nós seguí-Lo e testemunhá-Lo na vivencia dos valores cristãos na comunidade, na sociedade e na família. Amém
Bacharel em teologia José Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.