O Pecado nos afasta de Deus

Queridos irmãos e irmãs, a liturgia nos ajuda a compreender a necessidade de pedir perdão pelas vezes que pecamos e que nos fazem distanciar de Deus e da vida com todos. Não somos perfeitos porque estamos na Igreja de Cristo, pois ainda pecamos por causa da nossa natureza humana e frágil. Nós necessitamos do perdão de Deus e de todos os nossos irmãos, pois cada vez que pecamos nós atingimos todo o corpo da Igreja.
A liturgia desse 11º Domingo do Tempo Comum nos faz ver e sentir a bondade e a misericórdia de Deus, pois sem elas nós estaríamos longe da graça de Deus. Deus nos ama, mas não gosta do pecado e é por isso que Ele vem ajudar o pecador a recuperar a vida que nos leva a uma alegria e felicidade sem fim.
No Segundo Livro de Samuel deparamos com  a história de DAVI PECADOR e vemos a reação de Deus diante do pecado dele. O Rei Davi cometeu o adultério com a mulher de Urias e isso teve uma consequência, pois ela ficou gravida. É uma vida que vem, mas em contrapartida a atitude do Rei Davi foi colocar Urias na frente de uma batalha perigosa onde ele morre. Ai vem a morte que contrapõe a vida. Deus não deixa as coisas assim, pois o que Rei Davi fez foi consequência do pecado, então Deus envia o profeta Natã que faz com que Davi perceba o mal que ele fez e anuncia as consequências disso para ele e para sua família.
 Davi reconhece o amargor de ter pecado, humildemente se arrepende e pede perdão a Deus, dizendo: “Pequei contra o Senhor”, mas o profeta anunciou-lhe : “tu não morrerás”. Isso nos mostra que Deus perdoou-o lhe dá uma nova oportunidade de recomeçar a vida da graça com Ele. O perdão de Deus dos nossos pecados vem até nós se arrependermos dele de coração e procurar caminhar com Deus novamente juntos com os nossos irmãos e irmãs de caminhada.(cf. 2Sm 12,7-10.12)
O apostolo Paulo na carta aos gálatas nos fala que a Salvação é um dom gratuito que Deus oferece a cada um de nós. Isso é graça e bondade de Deus para conosco. Mas esse dom que é dado a nós necessita que cada de nós abrirmos o nosso coração ao Deus vida em Cristo. Devemos crer Nele e viver em conformidade aos seus ensinamentos que nos leva a verdadeira liberdade e vida. As nossas atitudes deve se identificar com Cristo que nos ama e se entregou por todos nós. Ele nos deu dignidade e estatura de sermos filhos e filhas amados de Deus. (cf. Gl 2,16.19-21)
O evangelista Lucas nos mostra a mulher pecadora que entra na casa de Simão, lava os pês de Jesus com suas lagrimas, os enxugas com seus vastos cabelos e os unge com perfumes caros. O dono da casa e os convivas s que se acham perfeitos criticam Jesus diante daquela mulher. Todos se acham melhores e condenam a mulher. Jesus vê nos gestos dela a profundidade do amor ao próximo mesmo que ela não pronunciou nenhuma palavra diante Dele.
Uma pergunta nós podemos fazer. Por que esta mulher foi lá? Nós podemos dizer que ela deve ter ouvido sobre Jesus e o modo Dele de acolher a todos sem condenar. Esse gesto dela já é demonstração que quer mudar daquela vida de pecado, mas precisa de uma mão que ajuda, acolhe e possa trazer para ela uma nova vida de graça. Jesus a olha com o amor misericordioso que tudo se transforma e ensina aos outros que devemos acolher as pessoas não para ter status e nem para ter privilégios, mas ter um gesto de solidariedade com a pessoa que quer ser libertar do pecado e ser salva. (cf. Lc 7,36-8,3)
Que cada um de nós sejamos dóceis e acolhedores a todos que estão às margens da vida no pecado para que possam encontrar a beleza da vida da graça, que nasce de um coração cheio de amor para dar. Nós devemos tirar a lição desse episodio, pois alguns condenam a mulher e quer exclui-la, mas Jesus a acolhe e dá-lhe alegria do amor que atinge a pessoa por inteiro para que ela seja integrada a vida da graça.
Que esta liturgia nos ajude a ver no próximo, os dons e qualidades e condenar o pecado com gestos fraternos para poder levantar o pecador e que ele converta ao Deus da vida com uma vida nova da graça em Cristo. Assim, o pecador recupera a vida em Cristo e assume a sua vida na construção do Reino de Deus que é o lugar para todos.

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha jbscteologo@gmail.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.