A hospitalidade deve ser a marca da vivencia cristã
 

Queridos irmãos e irmãs,  estamos celebrando o 16º Domingo do Tempo Comum. O enfoque da liturgia desse domingo nos faz pensar da importância da hospitalidade e recolhimento, pois a Eucaristia  nos inseri nesses contextos porque o Senhor que nos acolhe em sua casa e nos dá o Pão da Palavra e o Pão da vida que é Ele mesmo.
As leituras bíblicas desse domingo, dia do Senhor nos apresentam pessoas, que acolheram o Senhor na hospitalidade e acolhida...
         No livro do Gênesis vemos ABRAÃO que acolhe os mensageiros de Deus. Abrão esta sentado a porta de sua tenda numa atitude de atenção e presteza, pois ele está disposto a repartir o que tem com passageiro que ele avistar e dará o de melhor a esse. Acontece que três homens se aproximam dele, então Abraão vai ao encontro deles e os convida com insistência para se hospedar em sua tenda.
A maravilha acontece no final da refeição, eles dão a noticia que ele e sua mulher terão um filho, pois eles se alegrarão muito devido ser idosos. Esse filho seria o herdeiro da promessa de Deus. Deus nunca falha em sua promessa. A tradição cristã viu nesses homens a figura da  Trindade Santa. Cada um de nós peregrinamos na terra, procurando a estalagem nos corações das pessoas e muitas vezes Deus quer ser hospede em nosso coração e pede o nosso tempo a Ele.(cf. Gn 18,1-10a)

Na carta aos Colossenses,  PAULO nos mostra que ele acolhe e hospedou Cristo em sua vida e na sua missão de levar a boa noticia de Cristo a todos, como ele mesmo diz: "É Cristo crucificado que vive em mim" (cf. Cl 1,24-28) Essa deve ser atitude de todos nós, principalmente os ministros de Deus que deve acolher todo povo, primeiro no coração e depois em atitude de hospitalidade onde a pessoa sinta amada e acolhida. A Igreja deve se simples e acolhedora, onde possa ouvir e sentir o amor Deus por nós.
No Evangelho de Lucas, encontramos MARTA e MARIA que acolhem Jesus em sua casa. Duas situações acontecem, Marta fica preocupada com os trabalhos domésticos sem dedicar um minuto a Jesus, enquanto isso Maria senta-se aos pés de Jesus para ouvi-Lo na atitude de discípulo que ouve o Mestre. Ela acolhe Jesus em seu coração e Jesus gostou da atitude de Maria, pois ela escolheu a melhor parte, pois estava na presença do Senhor.
Assim, devemos nos comportar diante de Jesus que vem até nós, pois Ele quer um pouco do nosso tempo para dedicar na escuta da sua Palavra que liberta e salva. O gesto de hospitalidade é sagrado desde os tempos mais antigos do Povo de Deus e que deve ser a nossa marca de vivencia cristã nesse mundo que vive na contramão diante das pessoas que chegam a nós e não encontra a nossa acolhida e nem a nossa hospitalidade.
A fé se faz nos encontros com Deus e com os irmãos de caminhada na construção do Reino de Deus. Uma acolhe o amigo, mas a outra acolhe o Mestre que vem trazer a boa noticia de vida eterna. Muitos fizeram isso e receberam graças abundantes de Deus como que aconteceu com Paulo, com os discípulos, com os santos e com todos que estão dispostos de acolher Jesus em suas vidas. Deus sempre vem até a nós, mas é preciso que estejamos atentos e reconhecê-Los nos fatos da vida e nas pessoas que veem até nós. (cf. Lc 10,38-42)
Que esta liturgia nos ajude a sermos mais hospitaleiros e acolhedores com os nossos irmãos e com Deus, pois onde há o amor, o Bem prospera na partilha de dons na comunidade cristã. Amém


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.