Ser missionário é despojar-se e se entregar a Deus



Queridos irmãos e irmãs, na Igreja nós aprendemos a trabalhar na messe do Senhor. Esta missão não é para a nossa honra e nem privilégios, pois somo chamados a ser servos e discípulos de Cristo que dá vida sempre por nós.


A Igreja nos coloca a liturgia do chamado nesse 14º Domingo do tempo Comum, pois Deus chama e capacita os escolhidos. Cada um sente esse chamado dentro de si e sente a necessidade de dar uma resposta à missão de evangelizar as pessoas que não conhecem a verdade do Reino de Deus. Como os primeiros discípulos missionários, nós também somos convocados por Cristo e Ele nos dá a graça para segui-Lo na autenticidade dos valores cristãos.

Tudo é pela causa do Reino de Deus para que ele seja já implantado em nosso meio, para que a família, a sociedade e a Igreja sejam mais justas, fraternas e solidárias. Jesus é a verdadeira luz que ilumina o mundo e nos dá esperança de dias melhores, pois Ele dá o sentido pleno à nossa missão evangelizadora. As pessoas que compõem a comunidade, embora sejam conduzidas por alguém, não podem sentir se deslumbradas pela personalidade e mente brilhante de seus condutores, mas nunca esquecerem do verdadeiro condutor que é Jesus, Esse nos leva a lugares seguros e ao Reino definitivo de Deus.

Cabe a cada um de nós levarmos as pessoas a descobrirem Cristo e aderirem a Ele, pois, sem Cristo, não teremos vida plena na liberdade de filhos de Deus. O mundo vai conhecer Jesus pelo testemunho dos apóstolos e de cada um de nós que queremos ser discípulos Dele, por isso não devemos medir esforços para levar a boa notícia de salvação de Cristo dada a toda humanidade.. Na companhia de Jesus, ninguém passa fome e nem é desprezado, mas, para isso, é preciso converter a Deus para que o Reino d’Ele chegue até nós.

No Livro do Profeta Isaias nos fala no contexto do Exilio que já passou, mas ainda não chegou à sonhada restauração da cidade de Jerusalém. O ceticismo das pessoas diante da atuação da onipotência de Deus pela sua real intervenção. Deus. Contra isso o profeta dá esperança e reviva a confiança em Deus, pois Ele vem socorro e nos dá tudo que nos precisa. Deus sempre vem em socorro da humanidade e nos dá tudo para ser alegres e felizes com Ele como foi dito: Eis que farei correr para ela a paz como um rio e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Essa mão de Deus nos consola e nos anima para estar com Ele sempre, pois Ele nos dá a paz, a benção para aqueles que confiam e esperam em Deus. (cf. Is 66, 10-13)

O Apostolo São Paulo aos Gálatas nos fala que nós devemos gloriar na cruz de Cristo, pois ela nos ensina a grandeza do amor doação. Devemos ter a coragem de aderir a Cristo no serviço aos irmãos, principalmente os mais necessitados de ajuda solidaria. Em Cristo somos novas criaturas que ressurgem pela graça Dele a nós. Nós somos restaurados na cruz de Cristo, que nos salva e nos liberta de todo tipo de escravidão, que não nos deixam ser livres para amar a todos. Nós somos marcados por Cristo e devemos levar esta marca no nosso dia a dia no mundo. (cf. Gl 6,14-18 )

O evangelista Lucas nos mostra a convocação de Jesus dos discípulos pra a missão. Ele dá uma recomendação a eles para levarem o suficiente e não ficar preocupado com bagagens e coisas materiais. Jesus envia dois a dois, pede para levar a boa nova para aqueles que acolherem e os que não quiserem aceitar, perdem a paz de Deus, pois ela volta aos anunciadores. Jesus mostra a importância de sermos dele e participar do Reino de Deus em queremos fazer parte. Muitos prodígios são feitos em nome de Jesus. Não podemos ficar atribulados em tarefas, mas confiar no Senhor, pois Ele sabe nos conduzir para o êxito da missão. Devemos ser anunciadores da graça de Cristo com o nosso testemunho de vida. (cf. Lc 10,1-12.17-20)

Que esta liturgia nos ajude a sermos missionários de Cristo, levando a sua boa nova a todos sem medo e com coragem ser discípulo que leva vida a todos. Muitos fizeram e tornaram luzeiros para nós como Beata Madre Tereza de Calcutá, beata Irmã Dulce, Beata Nhá Chica, Beato João Paulo II etc. que não mediram esforços para que Jesus fosse conhecido e que a sua mensagem de vida nova Deles chegasse a todos os lugares com seus atos e palavras. Então, o sinal do Reino é estar em comunhão com Deus e com todos entre si, formando uma grande família de Deus. Ser testemunhas coerentes, sinceras e despojadas de Cristo para o anúncio e serviço da missão evangelizadora chegue a toda a humanidade.

Assim, convertidos em Cristo, com olhos fixos n’Ele e caminhando com Ele na força da Sua graça e da Sua santidade, o mundo torna-se mais humano e cheio de amor de Deus. Desse modo, deixando-nos ser guiados por Ele sempre, nós tornamos novas criatura e verdadeiras imagens e semelhanças de Deus.


Portanto, Deus está aberto a todos, principalmente aos humildes que se abrem sem reserva ao Deus da Vida e é por isso que Ele habita e nos faz novas criaturas de um Reino Novo que nunca acaba porque tem eternidade com Ele para sempre.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.