Queridos irmãos e irmãs, Deus quer que todos se salvem, por isso Ele oferece a todos como um dom, mas para conseguirmos esta salvação é preciso entrar pela porta estreita do Reino onde a lei é o amor, o desprendimento, a solidariedade, a partilha, o perdão e doação de vida aos outros. Se olharmos o mundo atual vemos que estas coisas estão muito longe do cotidiano das pessoas. Vivemos no mundo cheio de ódio, violência e desumanidade. O individualismo e o materialismo de muitos não se encontram eco na vivencia comunitária.
A liturgia bíblica desse domingo nos coloca em profundidade o tema da salvação para que possamos optar por Deus e prosseguir nesta esperança que dá sentido a nossa vida humana.
O Profeta Isaias nos relata para cada pessoa  que há uma comunidade universal em que Deus destina a salvação. Todos são chamados a ela. Assim, diz o profeta para nós hoje : "Eu virei para reunir os homens de todos os Povos; eles virão e verão a minha glória". (cf. Is 66,18-21)
E ainda diz algo a mais que ilustra que a Salvação não é privilegio de um Povo, mas de todos que buscam Deus ou que receberam a mensagem de salvação Dele através dos mensageiros enviados por Ele, como podemos ver: "Escolherei estrangeiros devotos ao meu nome...e os enviarei como missionários para anunciar a minha salvação". Deus não deixa ninguém fora do seu Reino, mas para estar lá precisa de uma adesão livre de cada um.
São Paulo na carta aos Hebreus  nos dá a certeza e nos exorta que a salva da humanidade se encontra em Deus, pois Ele é o puro bem e quer que todos estejam com Ele. Deus nos criou para a comunhão e uma intimidade com Ele e com todos. Deus é Pai e Ele nos ensina, nos repreende quando desviamos do seu caminho que leva a verdadeira vida e liberdade. A meta de Deus é que cheguemos a salvação que Ele nos dá uma como uma herança valiosa porque somos seus filhos. Esta herança deve ser alcançada na vivência de cada dia no mundo, na família e na comunidade, onde todos a adquirem na justiça, na partilha e na solidariedade com os mais necessitados. Não há privilegio no Reino de Deus, pois todos são irmãos.
. (cf. Hb 12,5-7.11-13)
O evangelista Lucas nos mostra Jesus indicando o caminho para alcançar a Salvação. Ele faz uma pergunta aos judeus, dizendo: "São muitos os que se salvam?" Ele faz esta pergunta, porque os judeus estavam convencidos de que só o Povo de Israel seriam salvos. Isso acontece hoje também, há pessoas que já se acham salvas devido a sua pertença em uma religião e destratam os outros que estão fora dela.
Jesus não dá números dos que se salvam, pois todos são chamados a esta salvação. Isso será possível se seguir o caminho que Ele nos propõe. Para ilustrar isso, Jesus nos fala de um Banquete e para entrar nele não tem bilhete marcado e reservado, mas tem que passar pela Porta estreita.
Que porta essa? É uma porta que fica aberta aqueles que ouvem a Palavra de Deus e ainda a vivencia em suas vidas. Esse banquete é de graça, mas precisa procurar entrar. Assim alguns entram e outros não conseguem. Esta porta se fecha depois, deixando muitos lá fora. Quem está nesse Banquete? São os patriarcas, os profetas, e muitos que quiseram aderir e seguir o Deus da vida.  Muitos desses são de todos os lados do mundo.
Os que ficaram fora do Banquete são aqueles que conhecem o Senhor e querem entrar de qualquer maneira e ainda expõe os seus motivos, dizendo: “Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças". Mas, o Senhor não abre a porta e os manda embora porque eles não assumiram em suas vidas o Projeto de sua Salvação (cf. Lc 13,22-30). Assim, se quisermos alcançá-lo, precisamos converter a Ele em uma vida de bondade, de amor e de justiça.
Portanto, podemos dizer que há um convite de Deus para entrar no Banquete da vida, mas precisamos procura-lo entrar nele em uma vida de comunhão com Ele com gesto de amor com todos, sem impedir que outros O conheçam. Devemos viver e ensinar os valores éticos, morais, religiosos e sociais do Reino que nos habilitam para o Banquete da Vida.
Que esta liturgia nos ajude a sermos cidadãos desse Reino, em uma vida de coerência de fé em Cristo, onde a vivenciamos na comunidade cristã, sem privilégios e regalias, mas de serviço e doação de vida aos que mais precisam de nossa ajuda humanitária e solidaria. O reino de Deus é de todos, porém precisamos pegar o convite em uma vida de pertença a Ele. Amém!
Parabéns a todos os catequistas que são mensageiros da boa nova do Reino a todos, levando-os o convite de Deus para que ingressem no Banquete da vida com a roupa da justiça, liberdade e paz

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.