A cooperação de todos traz êxito

A vida das pessoas, em sociedade deve estar sintonizada na busca do bem comum e da ajuda mutua. Não se pode chegar a algum lugar, se não houver um espirito de cooperação, solidariedade e partilha de todos. Não se pode ter êxito em uma sociedade puramente competitiva, em que muitos são excluídos por nossos atos egoístas e audaciosos.
Devemos procurar sempre vivenciar os valores perenes que não se perdem com o avançar dos tempos e séculos. Esses valores são: éticos, morais, sociais, políticos e religiosos, onde a pessoa é valorizada na sua dignidade humana.
A sociedade atual, muitas vezes, está em crise existencial e fica sem rumo numa direção desorientada. Isso acontece porque as pessoas colocam as suas vidas em bases frágeis num consumismo exagerado e num materialismo exacerbado, onde excluímos muitos do banquete da vida, da saúde, da educação, da habitação e saneamento básico.
Há pessoas que não permitem que outros possam prosseguir, impedindo a caminhada deles, sendo obstáculos intransponíveis aos outros e não permitem encontrar uma saída satisfatória para os dois lados.
O filme abaixo ilustra muito esse aspecto de não ver uma saída que sirva para os dois, isto é, tem hora que devemos ceder para que outro prossiga e não descarregar a nossa raiva e frustração aos pequenos para mostrar a nossa força e poder. Mas, se houver entendimento de ambos os lados, com certeza, realizaremos a nossa tarefa nesse mundo. Assim, um deve ajudar outro, sendo um elo, uma ponte de alcançar a nossa meta para o bem de si e dos outros. Desse modo a humanidade é vencedora e todos prosseguem na jornada da vida.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Segue: A PONTE - curta metragem Reflexão:


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.