A presença dos amigos é importante



Queridos irmãos e irmãs, nos momentos mais difíceis da nossa vida podemos comprovar os amigos sinceros que estão dispostos estar ao nosso lado, dando a mão para ajudar, sustentar e aliviar as dificuldades que a vida nos apresenta.
Jesus nos ensina que o amigo verdadeiro é aquele que é capaz de doar a própria vida a favor do outro. É muito fácil dizer que adora Deus no comodismo de nossas casas sem comprometer com os irmãos e irmãs que passam necessidades. As mãos que doam se enchem de perfumes.
O mundo atual é marcado pelo individualismo, do indiferentismo e de fechamento para outro, principalmente aos mais pobres, aos doentes e aos excluídos, mas para ser de Cristo e poder festejar o seu natal devemos sair de nós para encontrar-se no outro que precisa de nossa presença solidaria. A caridade não é para apagar as nossas transgressões aos irmãos e irmãs que gritam por socorro, mas para dar uma condição melhor e deixar o outro se promover como pessoa. São muitos que esperam a nossa ajuda desinteressada para que eles possam ter alegria de ter uma vida digna, pois todos são filhos de Deus.
Jesus vindo ao mundo nos mostrou que devemos nascer de novo para amor que ajuda, para o perdão que consola, para a fé que nos impulsiona para Deus e para esperança feliz do céu que se constrói com a nossa fraternidade e partilha com os irmãos e irmãs necessitadas.
A vida de Jesus nos ensina a nos despojar da ganancia que sufoca o nosso coração, da frieza que não deixa ver as pessoas que precisam e do afastamento das pessoas que precisam de nossa ajuda humanitária .
A cruz de Cristo tem sentido quando aprendemos a doar-se completamente também para os outros, isso traz alegria que nunca acaba. Teremos alegria e ela será quando a justiça se faz diante de toda mentira, da elevação dos pobres diante dos poderosos, da mansidão diante dos violentos, da partilha e solidariedade aos pobres. Essa alegria é fruto de quem experimenta a Pascoa do Senhor que teve que passar pela paixão de Cruz e morte de Jesus.
Desta maneira somos lavados do pecado que escraviza e não nos deixa ser uma pessoa do bem que faz a diferença nesse mundo. O cristão é alguém diferente nesse mundo e a sua marca é a verdadeira caridade que levanta e promove a pessoa.
O mundo se torna melhor se o espirito de natal seja espalhado em nós e em todos os lugares para que a mesa de todos seja farta e que ninguém fique excluído dela, pois no Banquete do Senhor ninguém fica de fora. Jesus é o Pão de todos, principalmente dos famintos que clamam por justiça e misericórdia. O natal é o encontro de todos na manjedoura que nos ensina a sermos solidários e irmãos e irmãs de todos. Amém Feliz Natal!



Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.