Maria e José, modelos de disponibilidade a Deus


Queridos irmãos e irmãs, estamos as portas da celebração do Natal. Nesse domingo, a Igreja celebra o 4° Domingo do Tempo do Advento, vem Senhor Jesus em nossas casas e em nossos corações. A liturgia vai nos lembrar duas figuras notáveis que são Maria e Jose no Plano de Salvação de nosso Deus.
No livro do Profeta Isaias anuncia que uma virgem conceberá e dará a luz de um menino que é para todos Deus conosco. O Rei Acaz esquece de Deus e confia no poder do exercito dos assírios e por causa disso sofre um grande fracasso. Essa infidelidade do Rei Acaz faz a gente pensar que devemos confiar os nossos projetos que vamos fazer a Deus, pois Ele é fiel e nos dará força e animo para realizá-los.
Apesar de tudo, Deus continua fiel e nos revela através do profeta Isaias um sinal de grande esperança para o povo de Deus. Assim está escrito: "Uma Virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de EMANUEL, que quer dizer Deus-Conosco". Sabe-se que o filho de Acaz foi concebido por uma virgem e tornou-se um Rei bom, consolidando a dinastia de Davi em um sinal da presença de Deus no meio do Povo. Quando há bondade e justiça Deus está presente.
O povo tinha uma grande expectativa que viria outro rei, um filho de Davi, que cumprisse plenamente a profecia e fosse realmente "Deus conosco". Desde os tempos primitivos do cristianismo, os cristãos viram na figura da virgem do livro do profeta Isaias, a pessoa de Maria, , mãe de Jesus; e no "Emanuel" o próprio Jesus, o verdadeiro "Deus-conosco".(cf. Is 7,10-14)
A carta de São Paulo aso romanos nos lembra que Jesus Cristo é a boa noticia de Deus para nós há tempos anunciadas pelos profetas, narradas na Palavra de Deus, mas judeu de nascimento, da família de Davi. Jesus é o Deus conosco que vem nos salvar. (cf. Rm 1,1-7)
O evangelista Mateus narra para nós como foi a realização das promessas de Deus para a humanidade em Jesus Cristo, nosso salvador. Deus vem ao encontro do seu povo, a humanidade se regenera em Deus. Jesus nasce de uma mulher, esposa de um homem justo e honrado Jose, descendente de Davi.
Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Maria concebe Jesus por obra do Espirito Santo como está escrito para mostrar a Jose esse plano de Deus: José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo, assim diz o anjo a ele. Com o advento de Jesus ao mundo, cumpriu-se o que os profetas disseram: "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco". (cf. Mt 1,18-24)
Assim a vontade Deus se fez e Jose cuidou de Maria e de Jesus, tornando para nós modelo de família que segue os propósitos de Deus para que tenhamos vida em abundancia. O sim de Maria e a obediência de José nos ensinam a seguirmos os seus exemplos para sejamos autênticos cristãos nesse mundo sedento de Deus.
Que a celebração do natal seja a nossa oportunidade de redimir de nossas transgressões humanas nesse mundo, voltando para Deus em uma vida de amor, de justiça, de perdão, de solidariedade, de partilha e de misericórdia a todos que nos cercam
Feliz Natal e  que a noite natalina, que fizermos, seja momento de paz e confraternização para todos. Amém

Bacharel em teologia e filosofo Jose Benedito Schumann Cunha



Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.