Nós somos semeadores da palavra de Cristo no Mundo


Queridos irmãos e irmãs , a liturgia de hoje tem como tema central a parábola  do semeador. Jesus se encontra a margem do mar, uma multidão de pessoas aglomerava perto dele para ouvi-Lo, então ele senta-se na barca que fica a margem do mar para melhor ensinar o povo. Aqui vemos que o destinatário da palavra de Jesus é o Povo, o mar simboliza as dificuldades e mistério, a barca, onde Jesus prega é a Igreja de hoje que ensina a todos nós.  Jesus tem necessidade de anunciar ao povo para que entendesse a sua mensagem salvífica, por isso ele ensina em parábolas que tem uma mensagem para ser tirada.
Jesus conta a parábola do Semeador que semeia as sementes, mas cai pelo caminho onde as aves as comem, outas caem em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, logo brota, mas morre com o nascer do sol, ainda há sementes que cai em terra com espinhos, elas nascem, mas são sufocadas por eles. Em fim, umas sementes caem em terra boa, preparada onde as sementes germinam, crescem, dão frutos. Porque será que Cristo contou essa parábola que serve para o nosso tempo presente?
O próprio Jesus explica: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? O semeador semeia a Palavra. Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, mas não têm raiz em si mesma, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. “Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outros cem por um”. (Mc 4,10-20)
Assim, meus irmãos e irmãs para conhecer os mistérios de Deus deveremos estar em uma comunidade de fé a onde aprendemos amar e servir aos mais necessitados de ajuda solidaria. Deus nos ama e quer que nós sirvamos com alegria e nisso nós somos contemplados com a sua graça redentora. Cada dia a pessoa vai crescendo na fé e na missão de levar a boa noticia de Jesus a todos, pois a sua palavra nos anima e nos encoraja para fazer o bem sempre. Assim, o mundo se torna mais humano e cristão.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha



Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.