Há uma lição de fé  tirada do sofrimento humano

Queridos irmãos e irmãs, a nossa existência é marcada pelo sofrimento, dor, angustia, alegria, momentos felizes e muito mais. Deus nos criou para ser feliz e estar em comunhão com Ele, mas o pecado nos tirou a melhor parte que é a vida. A morte é fruto da desobediência do ser humano a Deus, isso pode ser constatado: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6,23a). E Paulo ainda reafirmou para nós: “O pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte; assim a morte passou a todos os homens” (Rm 5,12). Nós sabemos então que o pecado entrou no mundo por causa do ser humano, mas Deus encarna em Maria e traz a vida de novo para nós. Jesus é o Emanuel, um Deus conosco, assumindo a nossa humanidade descaída para trazer novamente a dignidade perdida e a vida plena. Agora o ser humano pode chegar a Deus e buscar a vida eterna em Cristo.

Deus nos ama muito e nos dá de presente a vida eterna em seu Filho que viveu no nosso meio, sofreu as injustiças, sendo maltratado pelos seus algozes e morreu na cruz em sofrimento muito grande. Mas Deus Pai o ressuscita e Jesus está vivo em nosso meio. Santo Agostinho nos fala que Deus pode tirar o bem de um mal, pois Deus é bom sempre e o mal é ausência do bem.

“Santo Agostinho constata que o mal não é um ser, não tem caráter ontológico, não tem nada de positivo, enfim ele é um não-ser. “O mal não tem natureza alguma; pois a perda do ser é que tomou o nome de mal” .[6] Se todo o bem fosse retirado das coisas, nada sobraria, pois o mal não é uma substancia como queria os maniqueístas é privação ou imperfeição. Portanto é impossível que o mal tenha se originado de Deus, pois Deus é aquele que dá o ser as coisas.”
( http://renatosalles.blogspot.com.br/)

O sofrimento e a dor das pessoas só podem ser compreendidos em vista do sofrimento de Cristo que é para nós o maior mistério da nossa salvação, pois Deus se permite sofrer nas mãos dos homens, morrendo na cruz . Nela foi colocada toda dor e sofrimento humano, por isso Ele  regenerou a humanidade do pecado que nos aniquilava para a verdadeira vida em Deus.

Se assumirmos a cruz da dor e do sofrimento com resignação através da nossa união de fé em Cristo, isto nos pode trazer grandes mudanças e transformações em nossas vidas em vista do nosso bem eterno. É na dor e sofrimento que surgem mãos solidarias e fraternas que se tornam balsamos regeneradores de confiança e de paz espiritual. 

A palavra de Deus é marcada por muitas passagens de sofrimentos e dores que machucaram o ser humano decaído pelo pecado como: os leprosos, a pecadora surpreendida pelo adultério, os cegos e coxos de nascenças, as mortes precoces do filho da viúva, de lazaro e muito mais que mostram que estas chagas humanas têm consolo e regeneração em Cristo que cura, salva e ressuscita..

O importante agora é ter paciência e confiança em Deus e desejar estar em comunhão com Cristo, associando a nossa dor e sofrimento humano a de Jesus. Não tem vida sem a cruz de Cristo em nós, então devemos ser corajosos e ser firmes na fé, que tudo suporta, para encontrar a verdadeira paz em Deus aqui na terra e na eterna morada no céu.  Desse modo, vamos vivendo e participando na escola da santidade onde muitos santos e santas seguiram na força de Cristo ressuscitado.  Amém.

(bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.