O nosso agir deve se conformar com a vontade de Deus


Queridos irmãos e irmãs, estamos no 6º Domingo do Tempo comum, a Igreja se reúne diante do altar do Senhor para celebrar a eucaristia e ouvir a Palavra do Senhor. Esse momento deve ser de acolhida e de fraternidade, pois nós formamos uma grande família que tem compromisso com o evangelho de Cristo.
A liturgia desse domingo é rica de ensinamentos para o cristão que quer seguir Jesus. O tema central que vai nortear esse momento é que devemos fazer bem todas as coisas e com um coração generoso. Isso significa que dever ser de todo nosso coração para que o nosso agir seja uma expressão de amor que edifica a nossa pessoa e a dos outros.
16Jesus faz uma critica daqueles que discute sobre as coisas, esquecendo de termos um olhar amoroso pelo outro com justiça. Não devemos policiar os outros, no gesto de investigar, se outro está seguindo os preceitos de Deus. Aqui está o cerne de nossa conduta cristã, o mais importante é a nossa atitude responsável diante do Senhor, buscando fazer a vontade de Deus em nossa vida em comunidade.
No Livro do Eclesiástico nos chama atenção para atitude de confiança no Senhor Deus, pois isso é que faz com que vivamos. Ainda nos lembra que devemos ter um relacionamento sincero, profundo e pessoal com Deus. Esse convite é maravilhoso que Deus faz a cada um de nós. Esse modo de nosso agir diante de Deus em comunidade não é para impressionar os outros, mas ato de gratidão que nós devemos ter no Deus que tudo dá para nós. Isso serve para todas as idades, pois Deus zela cuida e está presente em nossa caminhada no mundo. (cf. Eclo 5,16-21)
Nós não cumprimos a vontade de Deus como um robô programado, mas agimos por sabermos que Deus nos ama e o amor Dele está em nós para amar os outros também.
São Paulo, na sua primeira carta aos Coríntios, nos fala que a sabedoria vem de Deus para nós. É ele, a fonte de todo bem a nós pra que sejamos bons para irradiar o bem a todos. O mundo se torna melhor se nós deixarmos que Deus aja em nós como uma luz que penetra todo nosso ser. Assim, evitaremos semear joio do descompromisso, da vaidade, do orgulho, da inveja e de tudo que amarga as nossas relações interpessoais na comunidade, na família e no mundo. O cristão tem que ser diferente para que esse mundo aprenda o evangelho de Cristo que traz alegria plena a todos. Desse modo, o amor se mostra como sol irradiante que ilumina a todos porque Jesus está em nosso meio. (cf. 1Cor 2,6-10)
O evangelista São Mateus, nos mostra Jesus fazendo uma censura das atitudes daquele povo de ontem e para nós hoje, que não vivem a vontade de Deus em suas vidas e nem são boas testemunhas na família, na sociedade e no mundo. Assim diz o senhor: "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus!". Jesus dá exemplos claros no que se referem a aplicação da Lei do Senhor. Não adulterar, não matar, não praticar perjúrio, não promover o divorcio, não odiar, , tudo isso Jesus indica que a lei deve ser a do amor que tudo perdoa, que tudo faz para acabar a divergência e promover a paz entre nós. (cf. Mt 5, 17-37)
Devemos ser pessoas que promovam a vida em agir na mansidão, na fraternidade e no bem. Em comunidade, em nossa família e no mundo, vamos evitar as fofocas, as maledicências e tudo que destrói o nosso irmão e irmã de caminhada. Assim, seremos cumpridores da lei de Deus que será impregnada em nosso ser, pois em nosso coração brotará o amor que vem de Deus que agirá em todos. Amém


(Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.