A vida ressurge radiosa, a morte foi vencida



Na aurora radiante desse domingo, uma luz resplandece, pois Jesus ressurge vitorioso, a morte não  domina em Cristo, pois Ele vive agora para sempre. O sepulcro fica vazio para sempre, pois Jesus está vivo e no nosso meio. Hoje é a festa da vida, com a ressurreição de Jesus , nós podemos ter vida de novo. Esse é um presente que ninguém pode tirar, pois temos vida em Cristo.

Nós vemos nas leituras de hoje a temática da ressurreição. Pedro e Paulo, duas colunas firme da Igreja, dão testemunho que Jesus está vivo e esta é o fundamento da Igreja e ela segue por todos os temo da nossa historia.

No livro dos atos dos apóstolos temos o grande t Testemunho de Pedro. O espirito Santo conduz Pedro à casa de Cornélio e ali expõe a essência da fé em Cristo e toda a família é batizado. Nós temos um pagão recebendo a fé em Cristo através da pregação de Pedro. Daí pode concluir que a vida nova se dá verdadeiramente em Cristo e isso está disponível para todos que adere Jesus Cristo, que está vivo no nosso meio.

Nós podemos ter a fé quando recebemos o Kerigma, que é o anuncio da mensagem de Cristo vivo ressuscitado. O anuncio de Jesus se faz na boca de Pedro que fala com coragem. È importante anunciar e testemunhar que Jesus veio, sofreu, morreu, ressuscitou e está no nosso meio onde há o amor, o serviço, a partilha e solidariedade com os nosso irmãos e irmãs que precisam Jesus nos liberta de todo pecado e nos dá a redenção definitiva para todos. Hoje é um dia de alegria.(cf. At 10,30a.37-43)
A verdade da Ressurreição é o núcleo central e fundamental

Na carta de São Paulo aos colossenses, Paul dá testemunho de Cristo ressuscitado. A uma necessidade de viver e praticar o amor, pois a vitória da vida se dá em gestos e obrs que renovam as vidas das pessoas. Nós somos chamados a ter vida em Deus sempre. O Batismo é a certeza que temos a comunhão em Cristo, pois nele somos ligado a Jesus para sempre,. Agora somos filhos de Deus em Cristo.: (cf. Cl 3,1-4)

O Evangelho de João descreve a cena diante da Ressurreição de Cristo, pois é "no primeiro dia da semana", ressurge a vida de Cristo, pois o sepulcro não é a morada de Cristo, pois Ele está vivo. A mulher, na madrugada, mesmo com a escuridão não ofuscará aurora da vida, pois Jesus ressurge nesse novo dia, embora ela viu a pedra rolada e o tumulo está vazio. Isso é uma novidade para ela, tornando-a confusa, que faz Madalena ir a Pedro e João .

O acontecimento da sexta deu a todos uma penumbra, confusão, desorientação, insegurança, desamparo, pois Jesus morreu e foi enterrado. Com o sepulcro vazio nos mostra que Jesus está vivo e não morre mais. Pedro ainda recusa a ver que Jesus está vivo, mas João já é o contrario, ele segue Pedro, corre e entra no sepulcro, constata que está vazio e crê que Jesus está vivo. A ressurreição Jesus nos faz homens novos que são restaurados pela graça da vida eterna de Cristo.(cf. Jo 20,1-9)
Assim, queridos irmãos e irmãs, a passagem da morte para vida. Jesus vive para sempre, apesar de que nesse mundo vemos sinais de morte como drogas, abortos, assassinatos, vícios, violências, fomes, doenças, descaso da educação, analfabetismo, excluídos, etc.

O que podemos fazer para que morte esteja longe de nós? A resposta é simples, é viver a esperança da vida e do bem nos pequenos gestos que fazemos em nossas comunidades, em nossas famílias e nas nossas sociedades. Jesus vencedor da morte e agora vive. Ele nos convida para a festa da vida e cada eucaristia que celebramos, participamos Dela abundantemente. É Pascoa do Senhor e nossa Pascoa. Pascoa para todos.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.