Jesus é o pastor que nos conduz, pois Ele é a  Porta das ovelhas

Estamos celebrando o quarto Domingo da Pascoa, considerado o Domingo do Bom Pastor. A imagem de Bom pastor já era bem conhecida no antigo testamento e na Igreja primitiva já era bem familiar o titulo dado a Cristo, pois Jesus é o Bom Pastor que dá a sua vida para que todos tenham vida em abundancia. Esse modelo de Pastor é apresentado a todos os que trabalham em liderança na comunidade na nossa a Igreja.

Temos nesse domingo o 51º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o Papa enviou uma mensagem, com o tema: " Vocações, testemunho da verdade!":"A vocação é um fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor uns aos outros que se faz serviço recíproco, no contexto duma vida eclesial autêntica. Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno... A colheita será grande, proporcional à graça que tivermos sabido, com docilidade, acolher em nós."

Hoje também de modo especial, homenageamos todas as mães que tem o papel importante na nossa sociedade, pois a Mãe é a figura, que é imprescindível, na constituição da família. As nossas mães falecidas sejam nossas intercessoras juntas com os anjos, santos e santas a Deus por nós. Que as bênçãos de Maria, a mãe de Deus e nossa, derrame muitas bênçãos a todas as mães e que eque Jesus nos ajude a seguí-Lo com autenticidade e coerência de vida cristã.

A primeira e segunda leitura da liturgia desse domingo, deparamos com Pedro que nos dá uma explicação como que todos podem entrar pela porta ou escutar com atenção a voz do pastor. Isto acontece mediante a nossa conversão de vida para o Senhor e pelo Batismo que nos insere na Igreja de Cristo. Seremos de fato de Cristo se seguirmos as sua pegadas nas nossas boas obras e do sofrimento que carregamos.(cf. At 2,14a.36-41), (cf. 1Pd 2,20-25)

O salmista nos dá a certeza das ações do Pastor e como que Ele está perto de nós nos conduzindo para prados tranquilos quando estamos com Ele. Assim podemos dizer: "O Senhor é meu Pastor, nada me faltará". (cf. Sl 22)

O evangelista São João nos mostra Jesus como o Bom Pastor e descreve-O para nós. É uma verdadeira catequese para nós. A missão de Jesus é levar todos às pastagens verdejantes e as fontes cristalinas que dão e geram vida em plenitude para todos que ouvem a sua voz. A figura do Pastor é de alguém que conduz as ovelhas, chama-as pelo nome pois Ele as conhece e desse modo as conduz com segurança para lugares onde tem alimentos e águas em abundancias.

O Pastor sempre protege as ovelhas e está disposto a dar a vida por elas, mas o mercenário quando vê o perigo foge e deixa as ovelhas em perigo. Cada um de nós, devemos seguir Jesus, pois Ele nos ajuda sempre e não nos deixa nas mãos do inimigo que quer nos destruir. Ele é o caminho, a verdade e a vida para que possamos chegar seguros no céu, trilhando na sua mensagem que a Igreja nos dá na voz do seu magistério. (cf. Jo 10,1-10)

Que a nossa realidade seja transformada na mensagem salvadora de Cristo que dá a vida a todos. Assim, que as praticas de cada um de nós e das pessoas que tem poder nesse mundo sejam favoráveis aos mais necessitados de ajuda como os pobres, as crianças indefesas, os doentes, os idosos, os sem tetos e por fim todos marginalizados desse mundo.

Assim, devemos estar próximo de Jesus e viver de acordo com gestos e palavras de Cristo nas nossas ações na Igreja, na família, na comunidade e no mundo.

Que a primavera da vida floresça em todos os lugares para que o Reino seja já implantado no meio de nós em vista da eternidade com Deus para sempre. Amém.


Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.