Somos a Igreja de Cristo que reparte os dons

 Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim (Jesus Cristo)

Queridos irmãos e irmãs, hoje é o dia do Senhor e nós temos muito que celebrar. Celebramos o 5º Domingo da Pascoa e também o 5º dia da novena em preparação da Festa da nossa Padroeira Santa Rita. Na comunidade aprendemos colocar os nossos dons a serviço de todos e estamos atentos à voz de Cristo que é o caminho, a verdade e a vida.
O livro dos Atos apóstolos nos interpela para a necessidade dos cuidados com os órfãos e viúvas da comunidade que precisam de ajuda. Devido muitas tarefas dos apóstolos, as viúvas e órfãos dos gregos convertidos estavam sendo deixadas para traz e enquanto as dos judeus tinham assistência. Surge agora um problema e conflito na comunidade, mas que é resolvido pela intervenção dos apóstolos, no Espirito Santo, que escolhem 7 pessoas honradas para atender a todos, sem deixar ninguém de fora de ajuda. Agora temos o ministério da diaconia na Igreja, serviço aos mais necessitados.
Aqui vemos claramente a obediência à hierarquia da Igreja que precisa ser consultada pelos seus participantes. A Igreja é o sinal da comunidade dos irmãos e irmãs entornam de Cristo vivo e ressuscitado. A caridade não nos exime de encontrar solução para todos
Na primeira carta de São Pedro, temos esta beleza de comparação da Igreja com o templo. Agora a Igreja é templo espiritual onde todos são pedras vivas. Os judeus sabiam e iam ao templo de pedra, feito por pedras, mas em Cristo, a pedra angular, se torna um templo espiritual que   irradia a graça e a bondade de Deus entre nós. (Cf. At 6,1-7)
               A Igreja é um templo vivo onde as pessoas são pedras vivas em Cristo, que é a sua cabeça e cada um de nós somos os membros dela. Que a graça de Deus se estenda a todos, pois esperamos sempre no Senhor todo bem e bondade para cada um de nós.
Assim, queridos irmãos e irmãs como o povo de Israel foi escolhido por Deus para celebrar a sua presença no meio das nações, assim a Igreja é o povo sacerdotal, régio e santo, que foi escolhido por Deus para santificar o mundo e mostrar o amor Dele que tem por nós. Desse modo, a Igreja tem a responsabilidade de visualizar o Reino de Deus já entre nós. Somos chamados a dar testemunho de Cristo a todos e isto é a dignidade e responsabilidade que vem do Batismo que recebemos da Igreja. (cf. 1Pd 2,4-9)
Jesus é o pastor que nos conduz ao céu, pois é Ele que nos dá o acesso ao Pai porque Ele é o caminho, a verdade e a vida. Jesus cuida de cada um de nós e tem a primazia de arrumar um lugar para cada um de nós. Como Ele mesmo nos diz que Ele vai prepara um lugar para nós no céu, pois lá tem muitas moradas. Antes de estarmos lá no céu é preciso que pratiquemos a caridade e viver o projeto de salvação de nosso Deus em nossa vida com os outros. Não tem jeito de ir para o céu sem Jesus, pois Ele nos dá o rumo certo de chegar na eternidade para sempre (cf. Jo 13,31-17,26) ;
Como que reconhecemos o caminho que nos leva ao céu? A resposta é simples quando queremos estar com Jesus para sempre. Ser humilde, viver a caridade, ser autentico e colocar-se a serviço aos pobres e necessitados desse mundo. Se estivemos com Cristo, então vamos reconhecer a Deus Pai na força do Espirito Santo. É possível viver em autenticidade com Deus. Que as muralhas do desamor, do egoísmo e falta de fraternidade entre nós sejam eliminadas para que sejam preenchidas de amor solidário, de fraternidade e de misericórdia para com todos.
Nós somos chamados a praticar a caridade com Cristo, pois Ele o fez em plenitude, praticando o amor e a fidelidade até o fim. E isso pode acontecer até fora do cristianismo. Nós conhecemos o Pai em Jesus Cristo, pois Ele deu a vida para que possamos ter vida plena e liberdade que se traduz no serviço aos mais necessitados..
Que esta liturgia nos ajude a contemplar o rosto do Pai em Cristo nos pobres e indefesos desse mundo. Assim, que cada um de nós possa construir pontes que integra terra e o céu, pois somos Igreja do pão repartido que se dá a todos. A mesa se torna um lugar que devemos amar e desenvolver os talentos com qualidade, pois não nascemos para estagnar. Portanto se estivermos em comunidade, então podemos contemplar Deus em Cristo e vamos com clareza da fé trilhar nas pegadas de Cristo que nos salva sempre. O amor de Deus se faz fonte de salvação em Cristo, que doou a sua vida na cruz.
Jesus quer nos curar de todas as enfermidades, principalmente daqueles que nos intimidam de poder trabalhar para o Reino de Deus já na terra rumo ao céu. Cada um de nós tem que dar testemunho da fé que dá a razão de acreditar em Deus no seu filho Jesus Cristo.
A nossa pergunta é será que estamos caminhando para o céu e como que se faz isso? A resposta se encontra Nele, isto é, no nosso espírito comunitário, na verdade que buscamos; a nossa angústia que se harmoniza na esperança da fé em Cristo, pois a fonte da vida está em Cristo, vivo e ressuscitado. Nesse sentido, Ele mesmo é o caminho que nos conduz ao Pai e, ao mesmo tempo, a Verdade e a Vida que se tornam acessíveis para todos nós. Assim está escrito:  “O Unigênito, que é Deus e que está no seio do Pai, no-lo fez conhecer” (Jo 1,18). Jesus manifestou muitos prodígios, cura e outras maravilhas entre nós, pois Ele é o amor-doação do Pai.
Assim, podemos dizer que somos um povo escolhido por Deus, somos sacerdócio do Reino, somos uma nação santa para dar testemunho de Cristo em palavras e gestos que geram vida a todos. Que esta liturgia nos ajude a sermos Igreja que caminhe com Cristo e que Santa Rita seja para nós modelo de obediência à vontade Deus na sua vida. Amém

em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.