Vem Espirito Santo a todos nós

Papa inicia ciclo de catequeses sobre dons do Espírito Santo
QUARTA-FEIRA, 9 DE ABRIL DE 2014, 7H09


Queridos irmãos e irmãs, estamos hoje na véspera da Festa do Pentecostes, momento de graça abundante que renova os nossos corações para poder adorar a Trindade Santa. O Espirito Santo nos dá os dons necessários para poder agir no mundo, dando testemunho de Cristo, nosso Salvador que fez a vontade de Deus Pai para recuperar a humanidade decaída pelo pecado. Temos a grande missão no mundo a fim de que tudo seja transformado no amor regenerador do ser humano. Que as pessoas possam ter um encontro pessoal com Jesus que envia o Espirito Santo para que sejamos fortes, corajosos e cheios de esperança de um mundo melhor sem ódio, sem violência, sem exclusão e sem tudo que nos afasta do Reino de Deus prometido a todos nós. Que a Terra seja inundada na efusão do Espirito Santo e que nada seja ofuscado e que o bem vença o mal sempre.(Jose Benedito Schumann Cunha graduado em Filosofia e em Teologia)

Santo Padre começou o ciclo falando da sabedoria, que é a graça de ver cada coisa com os olhos de Deus

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa inicia ciclo de catequeses sobre dons do Espírito Santo
Na catequese de hoje, Pontífice falou do dom da sabedoria / Foto: Reprodução CTV

Cerca de 50 mil pessoas compareceram à Praça de São Pedro, nesta quarta-feira, 9, para a Audiência Geral com o Papa Francisco. Hoje, o Pontífice iniciou um novo ciclo de catequeses sobre os dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor a Deus.

Acesse
.: Catequeses sobre os outros dons:  entendimentoconselhofortaleza,piedadeciência

Falando sobre o primeiro desses dons, a sabedoria, Francisco citou o Rei Salomão, que, no momento da sua coroação, pediu “um coração que escuta, que saiba discernir entre o bem e o mal”. A sabedoria é justamente isso, explicou o Papa: “É a graça de poder ver cada coisa com os olhos de Deus. Às vezes, vemos as coisas de acordo com a conveniência ou de acordo com o nosso coração, com amor, com ódio ou inveja. Este não é o olhar de Deus”.

A sabedoria, portanto, não nasce da inteligência ou do conhecimento que se adquire, mas da intimidade com Deus, “de filhos com o Pai”.

“Quando estamos em comunhão com o Senhor, de certo modo, o Espírito Santo transfigura o nosso coração e nos faz sentir todo o Seu calor e a Sua predileção; então, tudo nos fala de Deus e torna-se sinal da Sua misericórdia e do Seu amor. Isso torna sábio o nosso coração, não no sentido de saber tudo ou de ter uma resposta para tudo, mas no sentido de que saboreia o Senhor. O nosso coração e a nossa vida têm o gosto, o sabor de Deus”.

O Santo Padre destacou ainda que é importante ter cristãos assim nas comunidades, tornando-se um sinal vivo da presença divina. Mas esse também é um dom que Deus concede àqueles que se tornam dóceis ao Seu Espírito, lembrou o Papa. “Todos temos dentro de nós o Espírito Santo, ao qual podemos ou não escutar. Se nós O ouvirmos, teremos a sabedoria do Senhor”.

Francisco deu dois exemplos práticos de “aplicação” da sabedoria de Deus: uma mãe com seus filhos e um casal de esposos. A mãe não deve repreender os filhos com nervosismo ou agitação, mas com doçura e paciência; já no matrimônio, quando brigam, os esposos não devem se olhar com “cara fechada”, mas fazer as pazes depois da tempestade.

“Isso [sabedoria] não se aprende, é um presente do Espírito Santo. Por isso, peçamos ao Senhor que nos dê a sabedoria de olhar com os olhos Deus, de sentir com Seu coração, de falar com as palavras d’Ele. Com essa sabedoria, devemos ir avante, construindo a família, a Igreja. Peçamos a Maria, sede da sabedoria, que nos conceda essa graça”.

fonte:www.cancaonova.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.