O Espirito Santo anima a missão da Igreja



Queridos irmãos e irmãs, nesse domingo estamos celebrando a Festa do Pentecostes que conclui o tempo Pascal. Estamos fazendo a memória do envio do Espirito Santo sobre os apóstolos juntamente com Maria e nesse momento começa a missão da Igreja que nasce na força do Espirito Santo. A Igreja é animada na força Dele até hoje e é Ele que traz o vigor, a força, a coragem e a disposição de ser a luz que ilumina as nossas ações no mundo, levando a todos o Evangelho de Cristo.
As leituras bíblicas da liturgia de Pentecostes nos fala disso e que aquece o nosso espirito para sermos testemunhas de Cristo no mundo tão adverso a Deus. O Pentecoste enche de alegria e força a todos nós.
No livro dos Atos dos Apóstolos, Lucas narra esse fato de modo extraordinário e solene que aconteceu em Jerusalém na Festa judaica do Pentecostes. Sabemos que foram 50 dias depois da Pascoa do Senhor. O Espirito Santo esteve presente na missão de Jesus de salvar a humanidade, que é o projeto de Deus Pai e agora Ele age na Igreja para que sua missão seja eficaz no anúncio que Jesus é o caminho seguro de libertação do homem da escravidão do pecado que mata e aniquila a pessoa. É o Espirito Santo que transforma o nosso coração para viver o amor a Deus e a todos que nos cerca. É Ele que nos dá coragem de seguir Jesus, mesmo arriscando a vida. O batismo que recebemos nos habilita a ser de Deus na efusão do Espirito Santo. Somos chamados a serem discípulo e discípulo de Cristo na força do Espirito Santo.(cf. At 2,1-11)
O que aconteceu no Sinai, na festa da entrega da Lei de Deus através de Moises se faz presente também na nova Lei de Cristo que se realiza no nosso coração na força do Espirito Santo. Os fenômenos que ocorreram no Pentecoste foram os mesmos do Sinai e as várias línguas se unificaram para o entendimento e concórdia ao contraio que ocorreu em Babel. Agora nós podemos entender, compreender e viver a Palavra de Deus em nossa no mundo atual
Na Primeira carta de São Paulo aos Coríntios recorda a ação do Espírito Santo na Comunidade onde a Igreja reunida e unida em Cristo, formando um só corpo nos diversos dons e ministérios para o bem comum de todos. Ninguém aprisiona o Espirito Santo para si, mas é para o proveito de toda a Igreja. Cada um de nós tem um papel definido na Igreja e deve ser exercido no espirito de amor e de serviço, principalmente aos mais necessitados de nossa atenção.
A Igreja unida em Cristo se torna a Igreja do pão partilhado e da Palavra anunciada com o testemunho de vida de cada um de nós.(cf. 1 Cor 12,3b-7.12-13)
No Evangelho de São João nos mostra recepção do Espírito Santo  na GALILÉIA, no anoitecer do dia de Páscoa. Era domingo, os discípulos estavam juntos em lugar com portas e janelas fechadas e cheio de medo. Eles estavam transtornados e desorientados por causa do ocorrido na sexta feira onde o Senhor, que esteve com eles, está morto de modo cruel e injusto. Jesus vivo e ressuscitado, no domingo a noite aparece e oferece a sua paz  (Shallon)  e os dá os dons do Espirito Santo que os enche de alegria e força no Cristo vivo.
O medo e a insegurança dos discípulos se diluem na presença de Cristo que mostra a eles as suas mãos e o seu lado, pois Jesus está vivo conforme estava predito nas escrituras. Jesus sopra neles, dando uma nova vida a todos, Esse gesto nos recorda na criação do homem que foi adquirido vida no sopro no barro modelado por Deus, quando criou o homem. Após Jesus dá a eles o Espirito Santo e nos dá hoje uma missão como Ele mesmo diz: "Como o Pai me enviou... eu também vos envio...". (cf. Jo 20,19-23)
                Assim, irmãos e irmãs, somos enviados pelo Senhor a missão no mundo, na nossa família e na nossa comunidade para inaugurar o Reino de Deus no amor, na justiça, na solidariedade e na misericórdia de Deus a todos nós.

Viva Cristo, viva a Igreja na força do Espirito Santo amém

Jose Benedito Schumann Cunha ( graduado em Filosofia e Bacharel em Teologia)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.