A cruz é sinal de vitória para nós


Estamos celebrando nesse domingo, 0 24º Domingo do Tempo Comum, e a Igreja nos faz participar da Exaltação da Santa Cruz. Sabemos que pela cruz de Cristo, a humanidade teve a redenção, pois o sangue do inocente foi derramado como um cordeiro que se vai ao matadouro. O amor doou-se completamente à humanidade. Muitos têm esse sinal como instrumento de vitória. A Igreja, sabiamente, nos propõe esta solenidade porque um instrumento de morte e castigo tornou-se um sinal valioso da vitória de Deus sobre a morte.

Sem duvida nenhuma podemos ter esse sinal em nós, em nossa casa e em nossa cidade, pois ela é a manifestação visível do amor de Deus doado ao extremo pela humanidade.

No livro dos Números, temos um sinal da serpente de bronze levantada na haste por Moisés, para que as pessoas que fossem atingidas pela picada da cobra fosse curado ao deparar o olhar nela. O povo de Deus caminhava no deserto quase sem fim, já cansado de se alimentar pelo Manah e pelas condizes, e estavam murmurando contra Deus e Moises, então esse povo é castigado e é acometido por picadas de cobras e estavam morrendo por causa do veneno delas. O povo se arrepende e perde perdão a Deus, então Deus pede para que Moises faça uma imagem de serpente de bronze e quem olhasse para ela na haste estendida eram curados. 

Aqui a imagem é sinal onde Deus pode fazer a cura. Sabemos que Deus usa outro sinal que é a cruz de Cristo, tornando-a um instrumento de salvação da humanidade. Jesus se deixa morrer por nós e nos dá verdadeira liberdade e vida com a sua ressurreição gloriosa. (cf. Nm 21,4b-9) 

Na carta de São Paulo aos filipenses temos este lindo hino cristológico que nos coloca a historia de Jesus Cristo para todos nós. O Filho de Deus se despojou totalmente da sua condição divina para se entregar a morte e morte de Cruz para nos restaurar de novo para o céu. Assim, Jesus é exaltado e glorificado por Deus Pai pela sua obediência e amor extremo ao ser humano e que nos habilita de novo para sermos filho de Deus. A cruz de cristo é o trono da graça e se torna um sinal glorioso, pois um Deus que ama a humanidade de modo total. (cf. Fl 2,6-11)

O evangelista São João nos mostra o mistério maravilhoso da cruz de Cristo e é uma grande exaltação a ela. A cruz é a fonte inesgotável de vida e salvação para todos. Jesus fala que vai ser erguido como a serpente de bronze erguida no deserto por Moises para salvar aquele povo que estava morrendo pela picada da serpente e Ele, na cruz será a prova maior de amor a nós. Hoje podemos dizer que a serpente que nos pica é o mal e o pecado, mas a cruz de Cristo é o antidoto para aniquilar de vez a maldade e as consequências desses males à humanidade para dar vida plena com justiça para todos. Jesus, levantado na cruz, tornou-se um sinal que derrama bênçãos para todos aqueles que não temem de ver em Jesus o seu salvador. (cf. Jo 3,13-17)

Nós não temos na cruz um objeto ou amuleto para proteção de alguma mal que nos acomete, mas um sinal visível do amor de Jesus que se deixa imolar pela salvação de cada um de nós. A cruz não é um símbolo e sim um valor preciso para os cristãos, pois nela depositamos a fé e a confiança no seu projeto salifico para nós.

Que esta liturgia da Exaltação da Santa Cruz, que estamos celebrando, seja um momento de reflexão, de gratidão e de confiança em Cristo que quer salvar a todos e que se possa emudecer todas as vozes de guerra, de morte provocada pela violência, pelo aborto, pela eutanásia e pela exclusão do pobre, do idoso e do doente em nosso sociedade atual. Que a vida seja a primavera e que haja paz em todos os corações e lugares do mundo. Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

(Jose Benedito Schumann Cunha – Bacharel em Teologia e graduado em filosofia)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.