O mundo será melhor se seguíssemos Jesus


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 22º Domingo do Tempo Comum e a liturgia nos convida a seguirmos Jesus na dimensão da “locura da Cruz Dele”. Ao olharmos a historia da salvação da humanidade, constatamos que todos os seguidores da Palavra de Deus e de Jesus, tiveram que dar razão a sua fé em Deus, passando por dificuldades, sofrimentos e martírios. Não há religião verdadeira se não houver a cruz da vida que liberta e nos salva das situações que escravizam o nosso viver no mundo. Hoje se celebra o dia do catequista e que a missão de cada um deles como porta voz de Deus no mundo seja encorajada na cruz de Cristo, sinal de vida e libertação para todos.

Hoje deparamos com dois exemplos na bíblia o de Jeremias e o Pedro, que diante de obstáculos quase recusaram a cruz do serviço da missão deles, mas quando se fortaleceram na fé em Deus tornaram-se  fiéis ao chamado da missão de Deus que eles tinham que fazer. Eles passaram por muitas provações e as venceram, e isso nos ajuda a tomarmos consciência que não haverá religião da facilidade para nós.

No livro do Profeta Jeremias, temos a beleza da vocação de Jeremias que foi chamado para ser porta voz de Deus aos que não o conhecem para que convertam para o bem. Ele reconhece que foi seduzido por Deus e se pôs a disposição de sua vida a serviço de Deus para que o mundo se modificasse se edificasse e ainda destruir tudo aquilo que não está nos planos de Deus. Ele sentiu em sua vida de missão sofrimento, solidão e a perseguição. Teve momento que queria largar tudo e ficar no comodismo que não faz nada para ajudar, mas ele não desistiu e nos deu um testemunho dizendo: "Senti dentro de mim um fogo ardente a me penetrar!..."

Hoje somos chamados a ser profeta da verdade, da ética, da justiça, da inclusão, da denuncia do que é errado e ainda construir uma civilização do bem onde a sinceridade e a fidelidade a Deus sejam a marca principal a ser irradiada a todos que nos cercam. Nós também passamos por momentos de dificuldades, de perseguições, de incompreensões e de  injustiça por causa da missão de evangelizadores no mundo hostil a palavra de Deus e da vida plena para todos. É nesta hora que encontramos ânimos em Deus que tudo fez e faz para a nossa verdadeira libertação. A palavra de Deus é fiel e a Igreja é a segurança e sinal da salvação trazida por Cristo, pois ela é a guardiã da fé que é transmitida pelo magistério e pelos missionários de Cristo no mundo. (cf. Jr 20,7-9)

Na carta de Paulo há exortação a todos para que cada um de nós colocarmos a nossa vida a serviço de Deus, que é levar as pessoas à justiça, à fraternidade, à inclusão de todos, à partilha, à solidariedade e à paz, para que o mundo seja mais humano e cristão. A verdadeira religião se traduz nesses parâmetros e eles agradam a Deus. Não há religião do intimismo e individualismo, mas uma Igreja do pão partilhado e da Palavra que edifica a todos. Não há privilegiado na Igreja, mas todos são chamados a ser irmãos e irmãs de todos. (cf. Rm 12,1-2)

No Evangelho de Mateus, vemos que Jesus anuncia aos seus discípulos da sua paixão e da cruz que Ele experimentará. É uma realidade de difícil de entender naquele e para esse tempo, onde todos querem uma Igreja light sem sacrifício e serviço aos outros, principalmente os mais pobres e necessitados desse mundo. Como Pedro muitos também rejeitam esta realidade que Jesus não deixa de dizer, mas Jesus repreende Pedro e também a cada um de nós. Quem interessa uma religião descompromissada no seguimento de Jesus é Satanás como próprio Jesus disse: "Afasta-se de mim, Satanás... não pensas as coisas de Deus...” E acrescenta: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua CRUZ e me siga". Portanto, não há caminho da salvação sem a cruz, pois ela nos santifica e nos edifica para o bem. (cf. Mt 16,21-27)

Que esta liturgia nos ajude a entender a missão de cada vocacionado e todos são chamados a anunciar Jesus que é caminho, verdade e vida, pois sem Jesus não há bons seguidores e nem santos. A Igreja, que tem a cabeça em Cristo se torna completa com seus membros que são e que se santificam no seguimento Dele no mundo. Tudo por Jesus nada sem Maria!


(Jose Benedito Schumann Cunha - Bacharel em Teologia e graduado em Filosofia)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.