Preparai-vos para a vinda do Senhor


Queridos irmãos e irmãs, estamos iniciando mais um ano novo litúrgico onde a Igreja caminha na esperança da vinda do Senhor e na preparação para celebrar a memoria do Natal de Jesus. O pecado nos fez estéril na fé e na comunhão com Deus, mas o amor Dele por nós ultrapassa o aniquilamento do ser humano e propõe um projeto de salvação que se culmina com Cristo. A misericórdia e o amor de Deus por nós deram a todos a capacidade de conversão e mudança de vida para podermos chegar a eternidade com Deus.

Nós vivemos na expectativa  da 2º vinda de Cristo quando terminar o tempo que Deus determinou e também vamos preparar a nossa casa, a nossa Igreja e o nosso coração para festejar bem o Natal de Jesus.

As leituras bíblicas desse domingo nos mostram como que devemos viver esse tempo do Advento, isto é ser vigilantes para acolher bem o Senhor que vem.

No livro de Isaias nos mostra uma suplica ardorosa ao Deus da vida para mandar um Salvador. É oração muito bonita, pois o Povo estava retornando do exilio, desanimado e indiferente a Aliança de Deus. Então o profeta quer ressuscitar no coração do povo a esperança na vida e na salvação.  Nós temos um Pai que cuida e zela por nós. Ele nos modela de acordo com a sua vontade, o importante é nós deixarmos ser modelado por Ele. (cf. Is 63,16b-17.19b;64,2b-7)

O Salmo compara o povo a uma vinha que está devastada, e que necessita da força restauradora do Senhor para viver e louvar o seu nome com todo vigor. (cf. Sl 80)

São Paulo na carta aos coríntios nos pede para esperar o Senhor que vem, dando testemunho com os dons que Deus dá a cada um. Isso pode nos dizer que são dádivas e carismas que se mostram nos presentes que damos uns aos outros. A caridade é o dom mais sublime que temos e deve estar a serviço dos que mais precisam de ajuda humanitária.

São Marcos, no seu evangelho, nos mostra uma exortação à vigilância constante nesse mundo para preparar bem a vinda do Senhor. São os últimos acontecimentos dos tempos finais. Deus fez tudo de bom ao homem e deixou-nos a administrar os dons e as dadivas nesse mundo com justiça, com solidariedade, com partilha, com amor, com misericórdia e perdão para que quando Ele vier poder retribuir com sua justiça a todos pelo bem que fizermos. (cf. Mc 13,33-37)

Assim, esta liturgia nos ajude a sermos vigilantes no bem e preparar com zelo e maestria as coisas de tal maneira quando o Senhor vier encontrem um mundo melhor e de verdadeira convivência de irmãos e irmãs. Amém

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!


(Jose Benedito Schumann Cunha – Bacharel em teologia e Filosofo)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.