Nós devemos preparar o caminho para o Senhor da vida


Queridos irmãos e irmãs em Cristo, estamos celebrando o 2º Domingo do Advento e devemos preparar-se para receber o Senhor da Vida que traz salvação a todos. É um tempo de graça e de benção que vem de Deus a todos que o procura com o coração convertido a Ele. Devemos abrir os nosso ouvidos para as vozes proféticas de Isaias e de João Batista que pedem a nossa conversão para a vinda do Senhor.

As Leituras bíblicas da Liturgia desse domingo nos convidam a preparar o Caminho e ele deve estar em conformidade com a vontade de Deus.

No livro do profeta Isaias que vem consolar os exilados na Babilônia devido a varias transgressões do Povo de Deus a Aliança que Ele fez de modo admirável. Deus é fiel. Então o profeta anuncia o perdão de Deus a eles e mostra um novo caminho de vida e salvação que Ele propõe ao Povo com o regresso do povo à pátria. . (cf. Is 40,1-5.9-11) Isso quer dizer que vai ter um novo Êxodo em uma nova caminhada espiritual. Assim, terão novamente uma nova experiência do amor e da bondade de Deus a esse povo que Ele tanto ama. Isso traz comunhão e uma aliança nova. Qual é o sinal de isso para o Povo? Vai surgir um mensageiro à frente para levar a boa nova noticia a todos de Jerusalém e de Judá.

Na segunda carta de Pedro nos exorta para a parusia, que é a segunda vinda do Senhor. Para isso devemos estar vigilantes no bem e sempre fazendo a vontade Deus aqui na terra. Como que podemos fazer isso? Simplesmente fazendo e vivenciando os ensinamentos de Jesus para que aconteça já entre nós as transformações no mundo na construção do Reino de Deus, que é de justiça, de amor, de paz, de perdão, de misericórdia e partilha de bens na solidariedade com os nossos irmãos e irmãs sofredores desse mundo. (cf. 2Pd 3,8-14)

O nosso futuro se faz na nossa ação do presente e selado de modo maravilhoso por Cristo na segunda vida Dele.

O evangelista Marcos nos mostra João Batista que aponta o caminho para acolher aquele vem, isto é o Messias libertador. Como que visualizaremos esse caminho que João Batista aponta? Notaremos se convertemos de coração a Deus e procuremos fazer as obras boas. João foi o mensageiro previsto em Isaias e agora ele nos dá a direção para reconhecer o Messias. Assim ele diz: “No meio de vós está… Eis o Cordeiro de Deus...". Jesus mais tarde dá testemunho dele dizendo: "É mais que um profeta… o maior dos nascidos de mulher..." O deserto em que João pregava significa o lugar que podemos encontrar-se e fazer as mudanças de vida.  (cf. Mc 1,1-8)

Que esta liturgia nos ajude a preparar a nossa vida e a dos outros para que haja o encontro com o Senhor que traz vida e libertação para todos. Que os nossos corações sejam embelezados de pureza como as nossas casas na espera de Jesus que nasce de braços abertos, dando-nos graça e bênçãos para as nossas vidas. Amém!!!

Tudo por Jesus nada sem Maria! Feliz Nata a todos!


(Jose Benedito Schumann Cunha – bacharel em teologia e graduado em Filosofia)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.