Jesus está em nosso meio


Queridos irmãos e irmãs, hoje esta celebrando nesta noite o Natal do Senhor, uma luz brilhou e Ele está no nosso meio. Deus ama a humanidade e Ele não nos deixa a deriva e nem perdido nesse mundo. Ele não deixa que a morte e sofrimento nos abatem, mas faz uma proposta de vida e liberdade para todos.

As trevas da Noite são iluminadas e queremos celebrar o nascimento desse menino que veio até nós para ser Luz das nações  e de todos os Povos.

No livro de Isaias nos fala da chegada de “um menino, Ele é da descendência de David. Vai ser um tempo de alegria, de felicidade e de paz sem fim. O período de Isaias (732 a. C), o povo da Galiléia, isto é, a região de Zabulon e de Naftali “andava nas trevas da morte” devido a opressão e a violência do Império assírio. Nesse contexto surge uma “luz”: “ menino” será enviado até nós por Deus para resgatar o trono de David para que haja a paz, a justiça e o direito para todos. Essa profecia alimentou a esperança do povo de Deus que estava sofrendo a opressão e falta de liberdade(cf. Is 9,1-6) .

A humanidade é libertada sempre por Deus da vida. Mesmo hoje com tanta cultura de morte em nossos meio, nós temos a esperança que Deus sempre vai intervir na hora certa. O Natal de Jesus para nós significa que o Reino de Deus já está entre nós e precisamos ter coragem de fazer acontecê-lo de fato entre nós. Devemos quebrar  o muro do egoísmo, do materialismo, da individualidade e da injustiça contra os pobres, os excluídos, os marginalizados de nossa sociedade atual.

Na carta a Tito, nos lembra das razões pelas quais devemos viver uma vida cristã autêntica e comprometida. Isso vai gerar em nosso meio a verdadeira comunidade cristã que reflete a luz de Cristo para todos. Não podemos jamais ficar disfarçando a nossa fé em uma vida não comprometida com os que mais precisam de nós. A comunidade cristã é reflexo da fé que temos em Cristo, pois se estivermos com Ele, então vamos ser autênticos cristão na nossa realidade de vida. (cf. Tt 2,1-14)


O Evangelho de Lucas narra em bom tom  para todos, a promessa profetizada em Isaias se realiza e sinal é :um menino recém-nascido em Belém, envolto em faixas e deitado numa manjedoura. (cf. Lc 2,1-14) Lucas descreve, dando-nos todos os dados teológicos, geográficos e históricos. Isso se torna uma verdade incontestável para nós. Agora temos um menino Deus entre nós. Belém é o lugar onde nasce o Messias esperado da descendência de Davi. É um Deus conosco. Deus nasce pobre e na simplicidade para nos ensinar que devemos ter um coração de pobre, isto é disponível a todos sem reserva e uma vida de simplicidade, isto é sem ostentação para não ultrajar ninguém. 

A nossa casa deve ser aberta, acolhedora e temente a Deus para que todos vejam a luz de Jesus que brilha em nossas casas. Essa luz faz com que todos possam enxergar a verdadeira realidade que constrói o Reino de Deus sem a cegueira da culta da morte que nos rodeia. O menino abre os abraços e nós chegamos a Ele querendo estar com Ele sempre. Queremos nesta noite vivenciar a presença Dele em nosso meio como os pastores que viram a luz e foram até a gruta de Belém onde estava Jesus. Vamos também perceber que Jesus está em nosso meio com braços abertos, convidando-nos para estar com Ele diante de todos que precisam de vida e libertação. Feliz Natal a Todos. Viva Jesus Cristo, e Viva Maria que permitiu a vida do Cristo e a sua vinda em nosso Meio. Amem!!!


(Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.