A justiça é reflexo da nossa fé



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje a liturgia do sábado da 9º semana do tempo comum e também a novena ao Sagrado Coração de Jesus. Celebrar em comunidade só tem valor se nós colocarmos o nosso coração junto ao coração misericordioso de Jesus. Isso vai acontecer quando colocamos a nossa vida em serviço do bem comum com todos.

No livro de Tobias vemos que se deva fazer a gratidão para tudo que recebemos. Os benefícios que recebemos de Deus, por isso devemos dar ação de graças a Ele. Isso é justiça que se traduz no reconhecimento. As obras de Deus cantam em todos os lugares, mostrando que Ele é bom. Se agirmos bem e fazemos a caridade para com os necessitados, então o mal  não nos atingirá.

A oração, com o jejum e a esmola com justiça valem muito do que muito com iniquidade. Não se queira ter riqueza sem ter um coração generoso com os que precisam de ajuda. Agora quem comete o pecado e a injustiça, tornam-se inimigos de si mesmo, pois a caridade é saciada com a vida. Desse modo a nossa oração que fazemos a Deus se torna aceita por Ele e isso é gloria de Deus. Tobit foi agraciado na cura acometido na gravidade dos olhos. O anjo Rafael mostrou como devia ser feito para que Tobias fosse curado. 

Assim, percebemos que um coração aberto a Deus e a todos se torna receptáculo de bênçãos e graças que brotam em abundancia de vida. Desse modo podemos fazer como o salmista, com o coração agradecido a Ele sempre, — Compreendei o que fez para nós, dai-lhe graças, com todo o respeito! Vossas obras celebrem a Deus e exaltem o Rei sempiterno!

O evangelho nos alerta para cuidado com doutores da Lei. São pessoas que querem ser vistas como importantes, mas desprezam as viúvas e os órfãos. Eles pensam apenas em si e dão prejuízos aos que mais precisam. Deus vê tudo, mas aquele que tem um coração bondoso e misericordioso, caminha na retidão e abre a sua vida para os necessitados mesmo com pouco. Deus olha a disponibilidade e a grandeza de coração de quem pensa não só em si, mas nos outros.

A nossa caridade não pode ser medida pelo excedente, mas daquilo que faz parte de nosso dia. Que a fé em Cristo seja a nossa força e que ela nos ajude a abrir para o despojamento em favor de todos.

Que o coração de Jesus possa pulsar em nossa vida que se vive em conformidade com a vontade de Deus. Que nada possa esfriar a nossa ação caridosa e de fé nesse mundo onde somos chamados a construir uma nova civilização sem medo, sem preconceito, sem discriminação, sem miséria, sem tudo que nos faça separar do amor a Deus e dos irmãos e irmãs de nossa caminhada rumo ao céu.

Tudo por Jesus nada sem Maria


Bacharelado em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.