A vida cristã está ligada a tomar a cruz do dia a dia




Neste domingo do 24º domingo do tempo comum, nos somos chamados a dar valor a Palavra de Deus em nossa vida, pois somos cristãos que necessitam desse alimento diário que nos aproxima de Deus e ainda nos reforça para uma vida autentica de comunidade. A Bíblia é um livro que nos auxilia para a maturidade cristã.

A temática da liturgia bíblica desse domingo é o caminho escolhido por Cristo e apontado por Ele em todos os seguidores Dele. É um caminho que culmina com a renovação de vida e de amor que nos preenche o nosso ser como filhos e filhas de Deus.

O livro do profeta Isaias nos mostra o Servo de Javé e como Ele é.  Para entender esse servo é preciso compreender o contexto da época, pois os judeu tinham uma ideia triunfalista do Messias esperado que era de um rei grande e poderoso para devolver ao povo a gloria perdida, pois ele iria resolver todos os problemas.

Mas o que vemos é um profeta anônimo, chamado por Deus testemunhar a Palavra da salvação e que, para cumprir a missão, enfrenta a perseguição, o ultraje, a tortura e a morte, mas mesmo sendo acusado acredita no Senhor que tudo pode. Assim a vitória é certa.

Essa certeza é que faz com que hoje acreditamos que em Deus tudo podemos fazer. Os primeiros cristãos acreditavam nesta passagem a figura de Cristo, pois Ele se fez sofredor nos ensinando que a vitória da vida passa pela cruz. (cf. Is 50,5-9)

Na carta de Tiago nos recorda que o seguimento de Jesus se realiza com gestos concretos de amor, de partilha, de serviço e de solidariedade. Não se pode pensar em ser um cristão individual sem estar comprometido com todos. Somos chamados a viver em  comunidade que tudo se faz para o bem de todos e, nos momentos de dor, de dificuldade e desolação, todas são solidários e misericordiosos, ajudando reciprocamente no amor a Cristo que está no meio de nós. (cf.Tg 2.14-18)

O Evangelho de Marcos nos coloca  Jesus fazendo o 1º Anúncio da Paixão. Com a noticia da Paixão que se aproxima Dele, percebemos a reação de Pedro que era a mentalidade triunfalista dos judeus em relação ao Messias. Temos também aqui a confissão de Pedro no Cristo que Ele é o Filho de Deus, mas Jesus lembra a todos como que vai ser o término da sua  missão na terra e faz o convite a todos que querem segui-Lo. Jesus nos mostra como devem  fazer da vida na entrega e  no abraçar a cruz do seu dia a dia. É uma condição que traz libertação de tudo que atrapalha de termos uma vida plena em Deus.

Ao aceitarmos a cruz de nossa vida  é ter a certeza que caminhamos na estrada de Cristo para a eternidade onde todos devem um dia estar. A Jerusalém é ponto de chegada e o inicio de uma nova vida que não acaba, mas é preciso saber quem é Jesus e porque o seguimos. Se soubermos que Ele é Deus, isso vai fazer uma grande diferença em nossa vida e trará um norte para a nossa existência no mundo, na Igreja e na família principalmente.

Se tivermos claro de nossa pratica de vida cristã a onde estivermos presente, então aprenderemos a ser despojado e confiante naquele que é a razão de nossa existência no mundo. Portanto devemos ter também a consciência da nossa finitude diante do tempo que vivemos nesta terra em vista do céu. (cf. Mc 8,27-35)

Que esta liturgia nos ajude a vivenciar os valores cristãos que estão ligados a cruz que devemos assumir e testemunhar em nossa vida de fé no Cristo que é o caminho, a verdade e a vida para chegar ao Reino do céu onde é a morada definitiva de cada um de nós. Amém


Tudo por Jesus nada sem Maria!!!!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.