Papa Francisco: "Uma pessoa que não fala mal dos outros seria canonizada imediatamente"

Homilia na Casa Santa Marta: Francisco nos convida a "acusar a nós mesmos" e não os outros, evitando cair na hipocrisia

Por Luca Marcolivio

Cidade do Vaticano, 11 de Setembro de 2015 (ZENIT.org)

Fazer exame de consciência e ter a coragem de acusar a si mesmo antes de acusar os outros: sem isto, somos "hipócritas", disse Francisco na missa desta manhã na Casa Santa Marta, dando continuidade à reflexão da homilia de ontem sobre perdão e misericórdia.

A "recompensa", explicou o pontífice, já é evidente quando Jesus diz: "Não julgueis, para que não sejais julgados. Não condeneis, e não sereis condenados".

"O primeiro passo é acusar a si mesmos. A coragem de acusar a si mesmo antes de acusar os outros. Paulo louva o Senhor porque Ele o elegeu e dá graças a Deus porque ‘confiou em mim ao colocar-me a seu serviço, porque eu era um blasfemo, perseguidor e violento’. Mas recebi misericórdia".

Jesus já tinha nos ensinado a não olhar para o "cisco" no olho do irmão, mas para a "trave" em nosso próprio olho. Acusar a si mesmo é o "primeiro passo" e ninguém tem o direito de sentir-se "juiz para remover a farpa dos olhos dos outros".

Sem isto, nos tornamos "hipócritas". Assim como não é cristão quem não perdoa (cf. homilia de ontem), tampouco é cristão quem "não tem a capacidade de acusar a si mesmo", de entrar "nesta obra tão bela da reconciliação, da paz, da ternura, da bondade, do perdão, da generosidade, da misericórdia que Jesus Cristo nos trouxe".

Por isso, é importante pedir "ao Senhor a graça da conversão" e "parar" quando nos lembramos dos "defeitos dos outros". Um exemplo a seguir, disse o papa, é o de São Paulo, que se reconhece "blasfemo", "perseguidor" e "violento".

Em vez de fazer "comentários sobre os outros", é melhor fazer "comentários sobre nós mesmos", o "primeiro passo" no "caminho da magnanimidade". Aqueles que só "olham para o cisco no olho dos outros" revelam "uma alma mesquinha, cheio de pequenezas, cheia de fofocas".

A graça a pedir a Deus, portanto, é a de "seguir o conselho de Jesus: ser generosos no perdão, ser generosos na misericórdia".

O papa concluiu com uma “provocação”: "Uma pessoa que nunca, nunca, nunca tenha falado mal dos outros poderia ser canonizada imediatamente", sem sequer "necessidade do milagre".

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.