O Pecado, nos afasta de Deus e da Igreja.




Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando nesse dia o 11° Domingo do Tempo Comum, é no encontro com os irmãos e irmãs que encontramos forças na caminhada através da escuta da Palavra de Deus e da Eucaristia. Sabemos que a Igreja é composta de santos e pecadores, pois mesmos que desejamos ser justos e santos, mas o pecado nos afasta de Deus e de todos. Há uma necessidade do perdão divino e de cada membro da Igreja. Hoje é dia dos namorados e que eles possam se santificarem nesse período importante para a maturidade e formação de uma futura família do agrado de Deus.

A liturgia bíblica desse domingo nos mostra um Deus de amor e de misericórdia por todos nós. Deus não gosta do pecado, tem um amor muito especial ao Pecador, assim Ele quer resgatá-lo para ter a vida plena com Deus.

No segundo livro de Samuel encontramos o rei Davi que peca diante dos olhos de Deus e vemos a reação de Deus diante do pecado do rei. O pecado de Davi foi o adultério, quando ficou com a mulher de Urias. A consequência disso foi a gravidez dela e desse modo agora ela vai ser mãe não do filho de Urias, mas de Davi. Isso faz com que Davi pense numa saída que foi trazer Urias para dormir com ela, mas ele não foi ter com ela dormiu na escada do palácio.

E  agora? Então rei Davi mandou uma mensagem ao general da Batalha para colocar Urias em uma batalha mais dura e assim foi feito. Consequência disso ele morre. O rei Davi a leva para sua casa, tornando assim sua mulher. Mas, Deus não aceitou essa transgressão e envia o profeta Natã e este denuncia o ato mal do rei e anuncia castigo a ele e a sua família. O rei Davi se arrepende e se humilha diante de Deus pelo pecado feito. Por causa disso, Deus acolheu o seu arrependimento e dá o seu perdão. Ele envia novamente ao rei Davi com uma mensagem da esperança: “tu não morrerás”. Desse modo percebemos que Deus ama o pecador e não pecado. (cf. 2Sm 12,7-10.12)

Na carta aos gálatas de  Paulo afirma que a Salvação é dada a todos e é um dom gratuito que Deus oferece. Isso vai acontecer, por que Deus é que nos dá esse dom, mas é necessário nós aderirmos a Cristo na totalidade do amor a Ele e em uma entrega a sua vontade. Na Igreja somos chamados a ser missionários da misericórdia de Deus e que todos possam provar o amor Dele e o seu perdão infinito por todos. (cf. Gl 2,16.19-21)

Na narrativa do Evangelho de Lucas  temos o episodio da mulher pecadora que entra nas casa dos pecadores onde Jesus estava fazendo a refeição com eles. Os presentes censuram Jesus por deixar aquela mulher lavar os seus pés e ungi-los com perfumes. Mas Jesus os exorta, dizendo essa mulher fez o que vocês deveriam ter feito comigo quando cheguei a sua, pois isso dela contou muito e Ele fala a ela: os seus pecados estão perdoados, mas não peques mais. (cf. Lc 7,36-8,3)

Isso nos faz pensarmos: uma mulher prostituta e ainda a figura da mulher  já era desprezada na sociedade, mesmo assim Jesus a acolhe com um coração amoroso e misericordioso. Essa atitude deve nos impulsionar na nossa Igreja, na nossa família e no mundo.

Que esta liturgia nos ajude a ter olhos e gesto de misericórdia com os nossos irmãos e irmãs que falham e pecam para que encontre o caminho do arrependimento e regeneração de vida.
Tudo por Jesus, nada sem Maria.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.