O mundo precisa de bons samaritanos



Queridos irmãos e irmãs, estamos no 15º Domingo Comum e a celebração de hoje tem o tema o Bom Samaritano. Nós queremos chegar com segurança na vida eterna onde teremos as recompensas dos nossos atos de misericórdia para conosco e com os nossos irmãos e irmãs. O caminho para chegar a vida eterna com Deus e com todos que estão na caminhada é praticar o bem sem nenhum interesse, pois o amor não tem condição para ser feito.

A Liturgia Bíblica desse domingo nos faz entender que o amor ao próximo  é a medida certa e que ele deve estar espelhado no amor a Deus e aos irmãos e irmãs.

No livro Deuteronômio, Moisés convida o Povo a fazer adesão aos Mandamentos Do Senhor Deus, dizendo: "Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos" E acrescenta: "Esta lei não está acima de tuas forças... pelo contrário, ela está bem perto de ti, está em tua boca e em teu CORAÇÃO”. Sabemos que os mandamentos de Deus são leis que nos ajudam a nossa boa convivência na Igreja e no mundo, pois eles não tiram a nossa liberdade e nem nos prejudicam a nossa realização pessoal. Pelo contrario, correspondem os nossos desejos de harmonia e paz com todos. A felicidade se dá no âmbito de convívio social.

Esses preceitos estão no nosso coração e se não realizarmos estamos livremente transgredindo-os pela nossa ação irresponsável. (cf. Dt 30,10-14)
Na carta de São Paulo aos colossenses temos esse hino cristológico que nos fala de Cristo como “imagem do Deus invisível” e ainda que Ele é o “Primogênito de toda a criatura”. Jesus Cristo foi e é o primeiro e autentico “ samaritano” da humanidade, pois Ele nos socorre em todas as nossas situações e precariedades humanas. (cf. Cl 1,15-20)

No Evangelho de Lucas nos mostra Jesus Cristo que  nos aponta o caminho certo para a vida eterna, quando responde as duas perguntas de um Mestre da Lei: Que devo fazer para alcançar a vida eterna? Mas Jesus o questiona com outra pergunta: “O que diz a Lei”? O mestre Lei resume os 613 preceitos em dois: O amor a Deus e ao próximo... Então, Jesus fala: você respondeu bem e acrescentou Faze isto e viverá!

Agora o mestre diz: qual é o meu próximo? Naquela época o próximo era os irmãos do templo que praticavam a religião e os demais eram considerados pecadores e pagãos, principalmente os que estavam fora da religião da época. Mas Jesus deu uma lição que irmãos e irmãs são todos, isto é, os da religião e os de fora independente de ração, de religião, de politica e de opção de vida. Jesus ilustra para ele e para nós hoje com a Parábola do Bom Samaritano.

Esta parábola nos ensina muito porque nos diz que um homem foi assaltado, machucado e jogado na estrada. Ali passa um sacerdote, um levita e um samaritano e nenhum dos dois anteriores o ajudaram e também o ignoram, passando sem socorrê-lo, mas o samaritano ,que era um povo recusado pelos judeus puros, parou e deu socorro imediato. Não ficou só nisso, deixou-o em uma hospedaria para continuar o tratamento de ajuda ao homem. Ainda fez mais deixou um pagamento pelo serviço e na volta pagaria as despesas extras que por ventura viesse acontecer. Esse gesto é a caridade e a misericórdia verdadeira para aquele que precisa de nossa ajuda. Portanto o caminho da vida eterna é a pratica do amor incondicional a todos que precisam de nossa ajuda e socorro. (cf Lc 10,25-37)

Queridos irmãos e irmãs, a lição dada pela Parábola do Bom Samaritano é para todos nós. A pratica dele é realizar o amor misericordioso em três passos importantes que é Ver, Ter compaixão e Agir... Esses três atos humanos fazem muita diferença nas nossas ações na Igreja e no mundo carente de tantos males e problemas que precisam de nossa intervenção para solucioná-los e ou amenizá-los para que a vida seja mais bela e bonita. 

Que esta liturgia nos ajude a encontrar caminhos novos para que a vida seja abundancia para todos e que a caminhada rumo a vida eterna seja construída no amor e na misericórdia com todos. Tudo por Jesus a sem Maria!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 10-07-2016

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.