Se anime porque o Senhor vem

Resultado de imagem para imagem da liturgia do domingo13-11

Estamos no penĂșltimo domingo do Ano litĂșrgico. Ele nos adverte para os fins do tempo, pois para essa meta Deus nos conduz ao seu encontro. As leituras nos faz animar e encher de esperança para poder enfrentar tempos difĂ­ceis diante das adversidades pelo Advento do Reino. Hoje a Porta do jubileu da misericĂłrdia, mas agora devemos estar aberto a misericĂłrdia de Deus e propagando a misericĂłrdia aos outros.

O livro de Malaquias  nos faz entender que apĂłs a volto do exilio com muita esperança e promessa de tempo maravilhoso  com paz, com bem estar e de justiça. Mas isso nĂŁo estava bem claro e as evidencias das promessas nĂŁo estavam presente. Por causa disso começara a desiludir. EntĂŁo, Malaquias manifesta para todos de modo profĂ©tico e dizia a todos com palavras de esperança e encorajamento a todos os desanimados. (cf. Mal 4,1-2)

No livro dos Tessalonicenses  nos alerta para nĂŁo ficar paralisados diante do medo do fim do mundo, mas que devemos viver na esperança, no bem e na justiça. Devemos continuar no bem e no amor. Jesus trabalha e nos convida fazer o mesmo.  (cf.2Ts 3,7-12)

O evangelho de Lucas, nos fala em discurso escatolĂłgico. Apresenta-nos em trĂȘs momentos: a destruição de JerusalĂ©m, o tempo da missĂŁo da Igreja e a vinda do Filho do Homem. Esse texto foi escrito 50 anos depois da morte de Cristo. Aconteceram nessa Ă©poca coisas terrĂ­veis como guerras, revoluçÔes, destruição do Templo de JerusalĂ©m e perseguição aos cristĂŁos. Por causa disso achava que era a chegada do fim do mundo. (Lc 21,5-19)

O evangelista Lucas nos mostra Jesus exortando para nĂŁo ouvir os falsos profetas e nĂŁo perder a esperança de um Reino de justiça que Deus nos dĂĄ. Nada de valioso desse mundo tem permanĂȘncia diante do Reino de Deus. A riqueza  Ă© Deus e o prĂłximo, diz o Papa Francisco na missa do jubileu dos pobres. Assim devemos abrir as nossas portas aos pobres e aos que mais precisam de nossa ajuda. 
Os sinais do fim que antecedem ao dia do senhor, mas isso não devemos temer, pois o Dia da salvação para todos estå próximo. Que esta liturgia nos faz ter esperança, coragem e firmeza sem ficar amedrontados e eståticos diante do mal, das guerras e de tudo que nos paralisam pra a caminhada ao Reino de Deus. Não devemos excluir ninguém, todos pobres, miseråveis, doentes e todos carentes de nossa ajuda. (cf. Lc 21,5-19)

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha



Postar um comentĂĄrio

Tecnologia do Blogger.