A filosofia ajuda a gerar o homem novo

Resultado de imagem para imagem de um ser filosofando

A filosofia está em nossa vida o tempo todo, pois ela nos faz pensar sobre as coisas com olhar critico que quer resposta para as perguntas e questionamento da nossa vida, do nosso agir e do outro, do nosso mundo que vivemos e dos fatos que surgem nos nossos cotidianos. Nós estamos no mundo, por quê? O outro que está ao nosso lado, o que é ele para nós?

A vida é importante por quê? Por que devemos ser ético, bom, honesto, trabalhador, defensor da vida e tudo o que eleva o ser humano? Todas estas indagações e questionamentos que fazemos, estamos fazendo filosofia, isto é, estamos filosofando. Toda nossa vida nós deparamos com a filosofia.

Ser filósofo não é só comtemplar o céu, as coisas que nos rodeiam, ou  ficar parado numa anestesia existencial, mas é mais do que isto, pois está sempre com olhos atentos, refletindo, pensando, analisando e procurando o porque das coisas que acontecem e que vão acontecer no futuro que brota do nosso presente.
No mundo sempre nós deparamos com o bem e o mal, com a violência e a paz, a morte e a vida, a verdade e  mentira, honestidade e desonestidade, a sociedade e os seu costumes, política, esporte, religião e tudo que atinge a natureza e o homem .
A filosofia, portanto está intimamente na nossa vida. Não passamos pela vida, mas somos protagonistas da vida que temos para que esse mundo seja de fato melhor. Quando pensamos e agimos conforme o nosso ser, então esse mundo não fica na mesmice, mas algo diferente acontece ao nosso redor.

Apesar de nós convivermos com situações adversas da nossa vontade nesse mundo plural, podemos fazer algo que transforma a realidade de morte para a vida. Quando sentimos que somos melhores e coerentemente agimos assim, então o mundo se enche de cores que dá a beleza que pode ser contemplado por todos.

A vida se modela em um quadro valioso que brilha  e se destaca de modo pleno onde o ser humano é dignificado e valorizado. Assim, a cultura do descarte se desfaz para ser colocado o homem como centro do mundo, sem perder a sua dignidade como ser racional que vive de acordo com a sua razão que visa o bem de si e do outro.

Que possamos ter o espirito filosófico em todos os momentos de nossa vida e que não acabem os sonhos que nos ajudam a continuar vivendo e defendendo a vida diante das forças contrária a ela que pensam que podem vencê-la. Portanto, a filosofia nos dará o motivo de ser mais nesse mundo e mais ainda de ser agente que muda as situações de injustiça para a justiça que gera a paz duradoura entre todos.


Bacharel em teologia e filósofo Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.