JESUS É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA QUE NOS LEVA AO PAI.

Resultado de imagem para imagens do quinto domingo da pascoa

Queridos irmãos e irmãs, hoje estamos celebrando o 5º Domingo da Páscoa e também o dia das mães.
No ultimo Domingo Jesus nos falou da importância de formar e estar em comunidade, pois nela é que vamos encontrar a fortaleza e a alegria de pertencer a Cristo para poder testemunhá-lo no nosso dia a dia.
Estamos aqui hoje porque pertencemos a uma comunidade de fé, isto é uma comunidade que crê em Cristo. A liturgia bíblica desse domingo nos leva a entender essa verdade que devemos abraçar para valer e assim se dispor a serviço de Cristo e da sua Igreja, que é também a nossa Igreja.

No livro dos Atos dos apóstolos temos o primeiro conflito na comunidade de Jerusalém e isto é normal pois nós podemos agir preferindo grupos ou pessoas no nosso tratamento humano. Notamos que os cristãos de origem grega queixavam que as suas viúvas e órfãos não estamos tendo o mesmo tratamento dado às viúvas judaicas. Isto era um fato, então os apóstolos propuseram que fossem escolhidos sete homens de boa reputação fossem servidores no lugar dos apóstolos.

Assim, instituíram os diáconos e desse modo os apóstolos ficaram mais disponíveis a oração e trabalhos pastorais na difusão do Evangelho de Cristo. Os conflitos podem surgir, mas nós devemos, com ajuda do Espirito Santo, solucioná-los como gesto de concórdia, de amor e de misericórdia para que o entendimento seja feito no bom convívio de todos. Sejamos dóceis ao Espírito Santo e geradores de paz em nosso meio . (cf. At 6,1-7)

Na Primeira carta de São Pedro nos mostra que a Igreja é um grande edifício espiritual que tem como pedra fundamental. Agora estamos na Igreja em que cada um de nós é pedras vivas que a ajudam a ser bela e forte na sua natureza de evangelizar. A beleza da Igreja não esta nas suas construções, mas nos seus membros coerentes e atuantes na causa do Reino Deus, inaugurado com Cristo que está vivo em nosso meio. (cf1Pd 2,4-9)

O evangelista São João nos fala que a Igreja se parece como um Povo Peregrino que caminha para o céu ao encontro de Deus guiado pelo bom Pastor que é Cristo. Na ultima ceia Jesus nos fala da sua despedida na terra que vai acontecer com a sua Ascensão. Mas, Ele não quer que fiquemos tristes e desanimados. Assim, Ele diz a todos nós hoje: "Não vos preocupeis... vou preparar um lugar para vós... depois voltarei e vos levarei comigo... Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida...". (cf. Jo 14,1-12)

Quereremos ir para o céu, então sigamos Jesus na sua Igreja, amando, perdoando e servindo a todos sem distinção. A casa de Deus é o lugar de encontros de irmãos e irmãs e o céu é a concretização da Igreja ornada por santos e santos que souberam ouvir a voz do Pastor Cristo que nos guiou com segurança. Deus abençoe a todos e a todas as mães que seja sempre felizes na alegria e na dor, pois Jesus nos precedeu de tudo isso.

Tudo por Jesus nada sem Maria!


Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.