Domingo de Ramos Imagem 1

Um Rei que vem para libertar o seu povo

Queridos irmãos e irmãs, estamos começando a semana santa. Vai ser uma caminhada junto a Jesus que entra em Jerusalém como Rei em um jumento, ovacionado pelo povo. É uma entrada triunfante de um rei que está ao lado seu povo. Jesus passou três anos, fazendo milagres, mostrando o amor de Deus que não exclui ninguém e ainda valorizando o perdão, a partilha entre todos, a solidariedade que rejuvenesce os corações, o acolhimento que nos humaniza  e mais ainda revelando para nós o rosto misericordioso de Deus.

Toda a vida de Cristo e os seus ensinamentos indicam para nós que Deus não abandona seus filhos e filhas. Sabemos que o mundo hoje está dividido e confuso, apesar das novas tecnologias, o homem sente só, egoísta e longe da fraternidade universal. Vemos por todo lado incompreensões, guerras, fomes, desolações e sofrimentos que nos deixam paralisados e sem ação.

Agora com a oportunidade de vivenciar, mais uma vez, a semana santa que nos exorta para o amor extremo de Cristo que doa a sua vida em um sacrifício único e salvador de toda humanidade. Apesar de que Ele foi ovacionado pelo povo, mas foi julgado e condenado pelos poderosos da época. Um julgamento cruel e desumano. Jesus passou por martírio e ainda foi humilhado pelos que tinham poder.
Ele é o Servo de Javé predito pelo profeta Isaías. As marcas da tortura, a cruz que Ele levou até ao calvário, o seu corpo e o seu rosto, totalmente desfigurados que muitos não ousavam vê-Lo. Agora o desprezível pelos maus vai morrer na cruz, que era um castigo para os maus, embora Ele não fez nada de errado, somente fazendo o bem e proclamando a verdadeira, paz, a verdadeira riqueza e o verdadeiro amor que devemos ter com todos.

Que esta semana santa não seja momento de saudosismo e de comoção no sofrimento de Cristo, mas sim de lições que devemos tirar para na nossa vida de família, de comunidade e de mundo. Uma lição que seja de defensor da vida, da partilha e de solidariedade com todos, principalmente com os mais sofridos e excluídos de nossa sociedade.

Devemos tomar consciência que a vida, a paixão e morte de Cristo se culminou na sua vitoriosa ressurreição que abriu as portas do Paraíso para todos. A morte não tem vez mais no mundo, agora a vida venceu a morte. Nós participamos desse mistério, pois pelo batismo e pela fé nós vamos estar com Deus no Paraíso, ressuscitados para sempre no céu.

Que cada passo que dermos é para que haja nos nossos caminhos flores que mostram a beleza de Deus para as pessoas que motivam para lutar, sem perder a esperança de dias melhores para todos. Que as pontes sejam feitas, os diálogos restabelecidos, o amor propagados juntamente com o perdão que regenera os corações feridos. Desse modo o mundo se enche de multicolores que elevam os ânimos de todos para o mundo melhor até nós estarmos definitivamente no Reino de Deus preparado pela vinda e Ressurreição de Cristo, nosso salvado.


Tudo por Jesus nada sem Maria.
(bacharel em teologia José Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.