A vida tem valor

Resultado de imagem para imagem do domingo da ressurreição de lazaro

Hoje a liturgia celebra o quinto domingo da quaresma. Fizemos uma caminhada e estamos já quase prontos para celebrar a Pascoa do Senhor. A Igreja nos orienta e nos ajuda a termos consciência através da catequese Batismal da Quaresma. Tivemos a oportunidade  de ver: Cristo, água para a nossa sede (quaresma), Cristo é a luz para as nossas trevas humanas e espirituais e Cristo é a ressurreição e vida para todos ( sobre a morte e ressurreição de Lazaro).

Como que chegamos a ser cristãos?  Sabemos que pelo Batismo recebemos a água viva que é Cristo, o dom da graça que nos dá vida com a ressurreição. Pelo Batismo morremos pelo pecado e ressuscitamos para uma vida nova em Cristo.

A profecia Ezequiel nos comunica a vida nova. O contexto é que o Povo estava exilado na Babilônia, sem perspectiva com desespero e sem nenhum futuro. Essa situação é de uma situação de morte. O papel do profeta é importante nesse momento triste para o povo, pois ele vai ajudar a alimentar a esperança de dias melhores para os exilados e ainda fazer que todos vejam que Deus nunca abandona o seu povo. Ele mostra isso no texto com a visão dos ossos ressequidos que se levantam dos túmulos e através do sopro de Deus, então eles ganham novamente a vida. Ai que fica uma mensagem para nós, a onde tem morte, Deus dá vida, a onde tem desespero coloca a esperança nova e aonde há escravidão vem a verdadeira liberdade.

Precisamos sempre se perdoar, ter amor, ter misericórdia, ter solidariedade e partilha com todos para que esse mundo se encha de vida plena com Deus.  (cf. Ez 37,12-14)

O apostolo Paulo nos faz recordar que o Espirito de Deus ressuscitou Cristo e o levou para a gloria sem fim do Pai. Sabemos que Cristo é a certeza e garantia da nossa verdadeira ressurreição. Foi no batismo que recebemos a semente da ressurreição, pois o Espirito de Deus, pois Ele é que nos dá a vida eterna que não acaba. (cf. Rm 8,8-11)

O evangelista João nos mostra Cristo como o dono e senhor da vida no episodio da ressurreição de Lazaro. A família dele era apenas de três pessoas, isto é Lazaro e duas irmãs. Temos o seguinte: há um fato: mandaram dizer a Jesus que Lazaro estava doente, aparentemente Jesus não se preocupa, mas os apóstolos estranham essa atitude de Jesus, pois Lazaro era amigo de Jesus.
Mesmo assim Jesus os tranquiliza, dizendo “essa doença é para a gloria de Deus”, pois ele esta dormindo e ainda fica com os apóstolos mais dois dias até chegar na casa de Lázaro, mas quando chega lá e no encontro com irmã de Lazaro, Marta, Jesus chora devida a comoção pela morte. Esse choro não é de alguém que está com desespero, mas de afeto e solidariedade. Esse modo de agir faz com que o povo exclama: como que Ele o amava.

No dialogo com as irmãs dele, Jesus disse: eu sou a ressurreição e a vida e aquele que crer, mesmo que esteja morto viverá. A marta professa a fé em Cristo, dizendo eu sei que tu é o Cristo, o filho do Deus vivo, pois creu na Palavra de Cristo. Jesus ora a Deus Pai e depois diz Lazaro sai para fora, desatai-o e deixa-o andar. Assim, Jesus é que nos dá vida eterna. A solidariedade do povo e de Cristo pela dor da morte de Lazaro e a força de Cristo que revive o homem Lazaro. (cf. Jo 11,1-45)

Quando estamos com Cristo, nós não temos a morte como a ultima palavra, mas de vida nova que nos leva a verdadeira liberdade. Que a pascoa seja para nós é de celebrar a vida que nunca acaba


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.