DEVEMOS TRANSFIGURAR PARA CHEGAR A DEUS

Resultado de imagem

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 18º Domingo do Tempo Comum, a liturgia nos faz mergulhar na festa da Transfiguração do Senhor. Jesus com três discípulos se transfigura na frente deles no Monte Tabor. Jesus se mostra em toda sua divindade e esplendor para que os discípulos constatasse que Ele é Deus e para que não parasse duvida quando acontecesse o episodio horrível da paixão e morte de Jesus Cristo. Desse modo já e uma antecipação da gloriosa ressurreição de Jesus. Ali se declara que Jesus é o Filho amado de Deus Pai e ainda nos impulsiona a seguí-LO e ouvir a Sua voz.

No livro de Daniel narra-se uma visão de que é: “Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como ló pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa.” (Dn 7,9). Essa passagem é aplicada a Jesus, pois Ele é Senhor e Deus. (cf. Dn 7,9-10.13-14)

Na segunda carta de São Pedro temos o testemunho dele sobre a transfiguração, mostrando o significado da Transfiguração do Senhor no meio dos profetas do Antigo Testamento. Assim o testemunho dos profetas vai, de modo irrefutável, colocando a nossa fé , dando um fundamento seguro em conhecer e crer em Jesus, pois Ele é a razão de tudo que está no mundo para ser melhor até a sua conclusão no céu. (cf. 2 Pedro 1,16-19)

O evangelista Mateus nos fala do episodio da Transfiguração do Senhor no Monte Tabor. Esse episodio deve ser entendido no contexto da caminhada que Jesus estava fazendo para Jerusalém a onde mais tarde ir ter um acontecimento da condenação, da paixão, da morte e Ressurreição de Jesus.
 É uma preparação para que a fé não se desfaça diante da crueldade que ia acontecer com Jesus na ação desumana dos homens daquela época e ainda pode acontecer conosco, mas nunca vamos perder a fé por Jesus, pois Ele está vivo. O que ia acontecer com Jesus tinha um proposito. Nós não podemos esquecer que Cristo é filho de Deus e nós devemos seguí-LO, pois Ele é o único que pode trazer a verdade, a vida e o caminho seguro de chegar no Reino definitivo de Deus no céu.

As figuras de Elias e Moisés conversando com Jesus, nos remete a antiga Lei e os profetas que tem a sua culminância em Jesus, que traz a nova Lei na aliança eterna. Jesus é o grande Profeta que traz a boa noticia do Reino a todos que terá o seu selo na sua paixão, na sua morte e na sua ressurreição. (cf. Mt 17,1-9)

Que esta liturgia nos ajude a vivenciar Jesus em nossa vida para podermos nos transfigurar nos valores do Reino com testemunho de vida para que todos possam experimentar Jesus e produzir frutos bons na família, na sociedade e no mundo.

Tudo por Jesus nada se Maria!

(Bacharel em Teologia José B. Schumann Cunha)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.