É preciso que entendamos que o ser humano não foi criado dentro de uma perfeição que o tornasse independente “de tudo” e “de todos”. Pelo contrário, foi criado dependente de uma infinidade de realidades para sua sobrevivência, como o alimento, a água, o ar que respira, moradia que o proteja das intempéries da natureza, bem como de uma família e de uma sociedade que o auxilie no seu crescimento bio/psico/socio/espiritual.

A Formação Humana é de suma importância neste processo de conhecimento de si, por possibilitar ao homem se olhar “despido interiormente” diante do espelho da sua história de vida. No entanto, uma coluna de fatores são importantes para que haja o resultado almejado.

Como fruto dos que buscam este caminho, observa-se o “crescimento da pessoa humana em estatura, sabedoria e graça” “diante de Deus e dos homens” (cf. Lc 2,52).

É preciso entender que esta dependência do próximo é um grande bem, pois fomos criados para fazer parte de um “Corpo Místico” que se chama Igreja e nela nos configurarmos ao Filho de Deus. Este caminho é árduo e dinâmico, no entanto, pode tornar-se um divisor de águas na vida do homem. Na verdade, o ser humano foi criado para enfrentar e vencer desafios, pois em cada um se encontra uma graça peculiar, concedida no ápice de sua criação.

Nas escadas da vida, somos convidados a subir e não a descer. Neste belo percurso, é importante deixar-se permear por uma luz que ilumina a alma, permitindo um olhar sincero e maduro sobre si mesmo. Eis aqui a porta que se abre para “o despertar do ser”. Medos foram implantados em nós; temos dificuldade de nos relacionar com os outros; há um certo caos de angústia e violência dentro de nós que precisa ser debelado. Não nos é fácil deixar cair nossas máscaras e descobrir a criancinha que, dentro de nós, anseia por amor e luz e que tem medo de ser magoada.

Na vida humana é de suma importância o autoconhecimento. Se você quer se conhecer, deve se colocar em baixo da luz de Deus. Somos um mistério para nós mesmos e o nosso Deus conhece a raiz do nosso ser. Ele não só nos conhece, mais nos ama. Ele me amou por primeiro desde toda a eternidade. Se você é careca, orelha grande e dentuço! Quem é você para dizer que Deus errou! Ele quis você, ele te escolheu.

Você não é o melhor, mais é o amado e escolhido. Aqui nasce o amor próprio, aqui é um autoconhecimento a luz do conhecimento divino. Aqui nasce o autodomínio.

É preciso se encontrar em sintonia com o conhecimento do amor de Deus. Fazer coisas sem compromisso é fazer coisas diferente de quem você é. Um garoto de 12 anos pode engravidar uma mulher com 30 anos de idade. O corpo deste adolescente está preparado para gerar um filho, no entanto, a psique não vai corresponder a integração do fato ocorrido.

Autoconhecimento é conhecer o projeto de Deus para você.

Amor próprio é aceitar este projeto de Deus, esta eleição.

Se dominar é a todo momento lembrar quem você é. Não viajar na ilusão de buscar um sonho irresponsável, como se não fosse amado por Deus e se vendesse muito barato nos mercados deste mundo. Todas as vezes que você peca, você se perde de quem você é.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.