Aderir a Jesus, encorajado nos exemplos dos santos

todos-os-santos-820



Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje a Bem-aventurança dos Santos. Eles são todos que creram em Jesus e seguiram o seu exemplo. A igreja coloca esse dia a todos santos, mesmo aquele que não foram canonizados, mas já está no céu vivendo e presenciando a gloria de Deus. Hoje é o 31º Domingo do tempo comum, faltam apenas três domingos para findar esse ano litúrgico ao onde fizemos o caminho para a santidade nesse ano, ouvindo a Palavra de Deus e a praticando, participando da Eucaristia e vivendo-a na partilha de vida com todos.

Em todas as missas nós rezamos o Credo e tem uma parte que nós dizemos: “creio na comunhão dos Santos”. Esta é uma verdade e vamos aprofundar nesse mistério na Festas de Todos os Santos. A liturgia Bíblica desse domingo nos fala desta bela realidade para que possamos saborear e desejar para a nossa vida se configure em Cristo para sermos Santos como o Pai do céu é Santo.

No livro do Apocalipse nos exorta nessa direção, pois indica quem são os santos e quantos são. Temos a narração dos 144.000 de pessoas santas diante do cordeiro, este numero é simbólico e quer nos dizer 12x12.000 que significa todo o povo de Israel e mais uma grande multidão de pessoas de todo o mundo que foram fieis a Deus, vivendo de acordo com os mandamentos divinos. Como é o caminho da santidade? Ele se faz nos valores do Reino que são: amor, misericórdia, partilha, solidariedade, perdão e fraternidade com todos, pois formamos uma família que é a família de Deus no mundo rumo ao céu. (cf. Ap 7,2-4.9-14)

Na primeira carta de São João, nos afirma que é o amor de Deus como Pai de todos que nos faz Filhos de Deus e nos dá um chamamento de vivermos como irmãos que se solidarizam que vivem em harmonia, que estão dispostos a trabalhar para o bem comum sem barreiras de credo, de costumes, de raça ou línguas. Formamos a família de Deus e devemos viver como tal. A santidade que Deus quer de nós é estar comunhão com Pai e com filho na força do Espirito Santo. (cf. 1 Jo 3,1-3)
No evangelho de São Mateus, Jesus nos aponta o caminho que todos devem seguir para chegara a santidade. Ser santo é seguir Jesus nas Bem-Aventuranças. Uma pergunta se faz quem são os santos?  Será que são somente os que já morreram? Não, são todos, eles e nós que estamos nesta jornada rumo ao céu, buscando viver as bem-aventuranças que Jesus quer que as sigamos. Se vivermos a fé, se somos puros de coração, se somos pobres que confia na providencia de Deus, se somos misericordiosos com os que erram, se somos justos para com todos, buscando a equidade na distribuição do pão aos necessitados, dando condições para a pessoa viver e multiplicar os talentos recebidos e muito Mais.

Cada cristão deve buscar estar em comunhão com a Palavra de Deus, vivendo a Eucaristia e ser um balsamo na vida dos outros. A Igreja nos exorta para isso  , dizendo : "Todos os cristãos são chamados pelo Senhor à perfeição da santidade". (LG31) e na primeira carta de São Paulo aso Tessalonicenses nos diz: "Esta é a vontade de Deus, a nossa Santificação". (1 Ts 4,3). (Mt 5,1-12)

Portanto é vontade de Deus como vimos e para isso Deus nos dá a graça santificante que foi plantada nosso Batismo e que devemos cultiva-la sempre para que cresça em nós as virtudes da santidade para que possam o viver comunhão com Deus, com todos os santos e finalmente com os nossos irmãos de caminhada. Sejamos, portanto santos e santos de Deus.

Que esta liturgia nos ajude a entender que estamos caminhando para a eternidade na presença de Deus com ajuda de todos os santos e as santas que já estão no céu e com todos nós que queremos viver a santidade a cada dia com ajuda da Igreja e da comunidade. Amém

Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.