Jesus dá a verdadeira visão

Resultado de imagem para imagem do cego de nascença

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje 30º domingo do tempo comum, muitas vezes em nossa vida convivemos alguns momentos de trevas e é nessa hora que a Palavra de Deus será sempre uma luz que vai iluminar ajudar a nossa jornada que precisa de uma fé renovada e chia de luz para da esperança de dias melhores.

No livro do Profeta Jeremias nos fala de um sinal de luz para o um povo que sofre, que vivia nas trevas do exílio numa escravidão e de falta de liberdade. Os “Coxos e cegos mulheres grávidas e que deram à luz" voltaram à pátria, mas guiados por Deus da vida como um pai que cuida de fato dos filhos. O profeta dá animo e esperança ao povo, promovendo a confiança em Deus que sempre cuida dos seus filhos. Israel é o povo de Deus e sempre tem a proteção de Deus. Se formos fieis a Ele, tudo concorrerá para o bem de todos, porque Deus é fiel.(cf. Jr 31,7-9)

Na Carta aos Hebreus temos a exortação que diz que Jesus é o sumo Sacerdote que faz a mediação entre Deus pai e a humanidade toda, Nós não estamos sós quando estamos com Cristo. Ele nos ajuda a ver o outro como irmão e quer que todos tenham justiça, trabalho, educação e saúde para que esta passagem seja momento de paz e luz para todos. (Hb 5,1-6)

O evangelista Marcos narra para nós a cura do cego e também da graça da fé. Sabemos que o evangelista Marcos narra a caminhada de Jesus para Jerusalém, lá Ele vai ser julgado de modo injusto, morto cruelmente e ressuscita gloriosamente, por o nosso Deus é da vida. Esse é ultimo milagre de Jesus. A cegueira é também dos apóstolos, pois estavam sem a luz da verdade, pois aceitavam Jesus como Messias, mas não suportava a ideia da cruz que Jesus ia carregar.

Hoje acontece isso cremos em Jesus, mas não aceitamos as cruzes que o mundo nos impõe. Um cego em Jerico pede socorro a Jesus para curá-lo e faz o pedido a Jesus: "Filho de Davi, tem piedade de mim". ("Filho de Davi": título messiânico). Ele mesmo cego reconhece em Jesus o Messias prometido por Deus. Ele quer enxergar e ser autônomo, podendo vive sem depender dos outro, isso está no gesto de fé e confiança, ele joga o manto e o cesto das moedas e pede a luz da visão que vai libertar da sua dependência e bondade dos Outros.

Nós devemos aprender desse acontecimento, nós precisamos ter as ferramentas que nos fazem livres das ideologias dos governos populistas para ser uma pessoa autônoma e de iniciativa, como esse cego, já não precisa mendigar, porque após receber o milagre torna livre pode ser discípulo de Jesus, seguindo-o. .(cf. Mc 10,46-52)

Que esta liturgia nos ajude a ser mais livres das garras do assistencialismo, das ideologias escravizastes e das amarras do sistema politico, religioso, econômico e social que não deixa a pessoa independente e realizada. Que este dia em que as pessoas que estão escolhendo os representantes do estado e do país possam na liberdade da escolha para um a realidade de justiça, de paz e de vida em abundancia para todos.


Tudo por Jesus nada sem Maria!!!

Bacharel em Teologia e filosofo Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.