A família é o sinal do amor de Deus em comunidade


 

Queridos irmãos e irmãs, estamos no clima de Natal que foi celebrado em família. A liturgia desse domingo nos dá a oportunidade de entender a Família de Jesus, que é a Família de Nazaré. Ela é o modelo para as famílias, principalmente para as famílias cristãs de hoje.

A liturgia bíblica nos apresenta as famílias: patriarcal, a de Nazaré e a cristã. Devemos fazer uma reflexão disso. Quais os valores dessas famílias são importantes e ainda servem para os dias de  hoje. Jesus veio ao mundo e se estabeleceu numa família.

No livro do Eclesiástico nos dá a dica para que família esteja em paz e com harmonia, mas para isso é preciso ser fiel a vontade Deus e se dispor a seguir os ensinamento Dele. Assim a família caminha bem nesse mundo. Os mandamentos são pistas verdadeiras que nos fazem viver em paz. Honrar os pais em palavras, gestos e atitudes boas para com eles. Se fizermos o bem a eles temos de Deus uma promessa que os pecados são perdoados e ainda poderemos ter uma vida longa. Isto não é bom? Então vale a pena sem bom na família. (cf. Eclo 3,3-7.14-17)

Na carta de São Paulo as Colossenses  nos mostra como deve ser a vida cristã na família que é querida por Deus. Quer construir a família, então deve nutrir de virtudes cristãs que são destacados por São Paulo, quando ele nos diz:   "Revesti-vos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência..."   "Suportai-vos e perdoai-vos uns aos outros... sobretudo amai-vos..."   "A Palavra de Deus habite em vós... Cantai a Deus hinos espirituais..."  São conselhos excelentes para os dias de hoje a onde a família é bombardeada pelas mídias para que ela seja livre e independente e assim a família torna-se cada vez mais egoísta e violenta. Quer uma família em paz e próspera, então deve trilhar no caminho de Deus que nos ajuda a termos uma família unida, vivendo a partilha com todos, o amor que se doa mutuamente entre os membros, o perdão nas falas e usar de misericórdia para com todos.  (cf. Cl 3,12-21)

O evangelista São Lucas nos fala da Família de Nazaré e ela é  modelo para todas as famílias cristãs. Ela é fiel a Deus na pratica da oração e do cumprimento das Leis de Deus. Eles Levam Jesus ao templo, quando Ele completa 12 anos. Ele se perde da comitiva e se encontra depois no Templo, a onde é casa do SENHOR, lá Ele conversa com os doutores da Lei, é um epifania de um Deus que se mostra presente no mundo e ainda mostra para nós o sentido das Escrituras, ensinando-as como que devemos interpretá-las. Maria e Jose ficaram preocupados, procuraram-no, e eles o encontraram no Templo.

Lá eles chamam atenção de Jesus, e Ele os repreende dizendo: "Por que me procuravam?  Não sabiam que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?" Essa resposta de Jesus fez com que eles pensassem e refletissem sobre a missão de Jesus. Jesus obediente volta com os seus pais e lá em Nazaré, ele cresceu em tamanho, em sabedoria e graça diante de todos e de Deus. Então, a família deve se espelhar nesse exemplo de família, porque sem Deus não somos nada e ainda devemos ser obedientes a vontade de Deus na família  e na Igreja, que é uma grande família de Deus. . (cf. Lc 2,41-52)

Que esta liturgia nos ajude a viver bem em família, procurado ser fiel a Deus na sua Palavra, na eucaristia e na obediência aos mandamentos.

Tudo por Jesus nada sem Maria!

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.