Jesus é a luz que ilumina o mundo






Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o Dia do Senhor, hoje de modo especial a Epifania do Senhor, que significa Jesus menino se manifesta ao mundo através da visita dos Reis Magos em Belém.

A palavra epifania vem do grego e quer dizer manifestação. Para nós cristãos significa uma manifestação e grandiosa de Deus que se revela em fatos históricos a salvação da humanidade. Sabemos que Deus manifestou na antiguidade por muitas epifanias como a Abrão, no Monte do Sinai, na saída do Povo de Deus no Egito, nos profetas e hoje estamos diante da Manifestação de Jesus ao mundo. Nós sabemos que Deus sempre se manifesta em nossos corações e também através da sua escuta as intersecções dos nos santos junto a Ele. A luz vem para iluminar a nossa vida para podermos caminhar em direção ao Senhor.

No livro de Isaías nos fala da chegada dessa luz que é salvação de Javé a toda humanidade e Jerusalém é o sinal disso. Isso alegra a todos e muitos serão atraídos a cidade de Deus os povos de toda a terra. É uma visita de presentes e dons ao nosso Deus que vem simples, mas rei divino que está para servir e salvar a humanidade. (cf.Is 60,1-6)

Na carta de São Paulo aos Efésios nos exorta que a presença de Deus no meio de nós é salvadora e isso não é só para Jerusalém, mas para todos. Deus quer a salvação de todos e foi por isso que Ele veio até nós. Como não seguir um Deus que se faz pobre, despojado e humilde para estar conosco. Esse mistério veio até nós por Jesus e foi anunciado por muitos séculos e agora foi concretizado em Cristo que depois transmite aos apóstolos e a Igreja para que o anuncie da salvação seja  dirigida para todos (cf Ef 5,2-3.5-6)

O evangelista São Marcos nos mostra os sinais da chegada do Messias a humanidade que é atestada pela vista dos Reis Magos ao pequeno Rei que vem trazer a grande novidade, libertar o homem da escravidão do pecado. Eles aceitam esse dom da salvação através do menino Jesus em Belém. Essa narrativa não é uma visita de chefes de governo, mas é uma catequese para nós que nos mostra Jesus como Salvador de toda humanidade.

Belém já era profetizado pelos profetas e agora é a certeza que Deus cumpre o que promete. Os magos representa toda humanidade. Eles poderam chegar a Jesus porque decifraram  aos sinais e ficaram atentos a isso. Nesse caso é a estrela de Belém, e ela se inicia a onde moravam e foram movidos ate a gruta. Mas tiveram que ir a Jerusalém, a sede do poder, mas lá não conseguiram ver a grandiosidade que estava acontecendo, um Rei justo esta no meio de nós. (cf. Mt 2,1-12)

Hoje quantos sinais vêm até nós e não percebemos a presença de Deus entre nós, ficamo
s entretidos em outras coisas que ofuscam a nossa visão no Deus vivo e verdadeiro. Deus quer manifestar para nós hoje, mas é preciso que o nosso coração seja um lugar parecido da gruta de Belém.

Que esta liturgia de hoje nos ajude a perceber as epifanias de Deus nesse mundo cibernético e possamos ser promotores do bem, da justiça, do amor e da misericórdia ao mundo que é muito carente disso.

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em teologia e filósofo Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.