Devemos vencer as tentações desse mundo

Resultado de imagem para imagens do primeiro domingo da quaresma

Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando hoje o 1º Domingo da Quaresma, esse é um período muito bom para todos, pois podemos fazer uma renovação interior de vida em vista da Pascoa do Senhor e da nossa pascoa um dia.

A liturgia bíblica desse domingo vai nos direcionar para as tentações que não nos permitem renascer para uma vida nova e nos impedem de impulsionar-nos para o caminho de Jesus. Ela nos aponta o caminho certo. Se queremos ter vida, então devemos aderir plenamente a Jesus e a causa do Reino de Deus que se faz presente onde há justiça, direitos, solidariedade e misericórdia.

No livro do Deuteronômio nos mostra o perigo da tentação da idolatria fácil que estava impregnada nas religiões fáceis daquela região onde o povo de Deus estava. Sabemos que antes de entrar na terra prometida, o libertador Moises convida todo Povo de Deus renovar o compromisso da Aliança que Deus tinha feito com o seu povo. E ainda pede para oferecer a Ele, os primeiros frutos da terra. Isso é um gesto de gratidão em relação ao passado que Deus os assistia e a colheita do tempo presente. Podemos dizer que é uma profissão de fé a Deus libertador que nunca deixa o seu povo à deriva e nem na morte. Deus tirou o povo da escravidão do Egito e os levou a terra prometida, por isso não se deve buscar outros deuses ou religiões fáceis. (cf. Dt 26,4-10)

Na carta aos romanos nos fala da tentação de achar que a salvação é fruto dos nossos esforços e esquecem que é dom gratuito de Deus a nós. Somos chamados com insistência a aderir a Jesus numa vida de graça e de missão. Devemos abrir o nosso coração a Jesus e ainda aceitar e vivencia o que Deus nos propõe, que é uma vida plena renovada em Cristo, agindo em conformidade o que Ele nos propõe.  É urgente de nos convertermos e mudarmos de vida para que esse mundo seja mais humano e fraterno, acolhendo  no coração a salvação em Jesus a qual  Deus nos propõe. (cf. Rm 10,8-13)


O evangelista Lucas nos mostra que após Jesus ser batizado, como sinal que Ele abraçou a missão que Deus lhe confiava, Ele foi para o deserto para oração e jejum. Essas duas coisas ajudam a fortalecer a nossa vontade e de não desistirmos diante de algum obstáculo que o mundo nos oferece. Assim Jesus os fez., mas ao final de 40 dias, Ele foi tentado. Esses 40 dias são o modo de reviver em sua experiência pessoal, o caminho que o Povo de Deus fez no deserto. Mesmo assim Jesus não foi vencido pela tentação do poder, do ter e do prazer.

Essas três tentações não nos permitem que a missão seja cumprida, então é preciso vencê-las.

Jesus recusou essas três tentações, isto é do ter, do poder e do prazer. O pão é a condição de sobrevivência, mas quando se tem por ganancia, ele torna-se prejudicial a outros que vão ter carência disso. O poder dos tiranos trazem mortes e desigualdades de toda ordem, mas quando colocado a serviço de todos  se torna vida em abundancia para todos. O milagre exigido de Deus como que Deus tem a obrigação de fazê-lo torna-se egoísta e traz exagero de fanatismo, mas quando pedimos com humildade em vista do bem e da nossa salvação torna-se remédio e nos livra da nossa passividade diante de Deus. Deus nos pode ajudar a suportar as revezes de nossa vida. Quaresma vai nos ajudar a caminhar para o Reino, construindo um mundo melhor, acolhedor, justo e com direitos para todos. (cf. Lc 4,1-13)

Que esta liturgia nos ajude a sermos mais solidários, convertidos ao projeto de salvação que Jesus trouxe a todos para podermos fazer a Festa da Pascoa com alegria de estar salvos e gratos Jesus que sofre, morre e ressuscita por todos.

Tudo por Jesus na sem Maria!!!

Bacharel em Teologia e Filosofo José Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.