Quem não tiver pecado atire a primeira pedra

Imagem relacionada

Querido irmão e irmão em Cristo Jesus, estamos celebrando hoje o 5º Domingo da Quaresma, e a liturgia de hoje vem nos lembrar que esse tempo não é jogar pedras nos outros e nem em nós mesmos, mas de ser misericordioso conosco e com todos que por ventura esteja caído em pecado. Sabemos que o mal e o pecado não se resolvem através de castigo, mas com o amor e misericórdia que vão vir através da nossa ação de compreensão e dialogo.

O Profeta Isaias anuncia a todos a libertação do exílio e a volta do povo a Israel que será promovida por Deus. Essa volta seria um novo êxodo para a terra prometida. É um caminho que tem sacrifício. Isso podemos fazer alusão a Quaresma que estamos fazendo para que possamos libertar de muitas coisas que nos escravizam e não nos deixam sermos filhos de Deus livres e decididos voltar para Deus. Devemos repensar na nossa vida, será que há algo que devemos libertar para ser de fato filhos de Deus e ainda merecedor do céu?(cf. Is 43,16-21)

Na carta de Paulo aos filipenses, temos a pessoa de São Paulo que nos fala que é a única coisa que vale a pena na vida é conhecer e estar com Cristo. Tudo que existe não vale pena tomar como primeiro, pois ele considera tudo como lixo e Jesus é algo precioso que vale pena aderir a Ele plenamente. Assim, se nascermos em Cristo, então temos uma vida nova. É hora de fazer mudança e uma faxina em nossa vida para que algo novo seja instalado em nós para celebrarmos bem a Pascoa do Senhor. Desse modo seremos pessoas renovadas na graça e no amor de Deus para conosco.. (cf. Fl 3,8-14)
O evangelista São João nos faz pensar na história da pecadora que foi pega em adultério. A lei fria de Moises mandava apedrejar até a morte a pessoa que peca. Mas jesus mostra outro caminho da Lei que é renovada no amor e misericórdia. As autoridades da época querem que a lei seja imposta aquela Mulher, mas antes testa Jesus, chamando ironicamente de Mestre e faz pergunta se Ele vai puni-la como dizia a Lei de Moises.

Jesus desmascara a hipocrisia das autoridades daquela época dizendo: quem de vós não tiverdes pecado sejam o primeiro a atirar a pedra naquela mulher e eles foram embora sem puni-la porque tinham muitos pecados. Jesus ainda vai além quando vê mulher só e pergunta cadê as pessoas que queriam condená-la? Mas ela responde ninguém me condenou, Senhor. Então Jesus não a condena e diz a ela vá e não peques mais.(cf. Jo 8,1-11)

Aqui está o gesto de amor e misericórdia que Jesus fez e nos convida a fazermos o mesmo conosco e com os outros que erram. Dar chance a nós e ainda buscar a sincera mudança em nossa vida. O mundo precisa da nossa conversão para que a matiz do amor e da misericórdia sejam espalhados em todos os lugares. Que cessam a indiferença e que as políticas públicas sejam para os que mais precisam e que a saúde seja eficaz para os pobres de nossa terra.

Que a liturgias nos ajude a vermos o mundo com olhos de Cristo, sendo misericordioso e ainda promotor do amor incondicional a todos. Boa semana santa e que a Pascoa que vamos celebrar dia 21 seja um dia memorável a todos que quer Cristo como Senhor e Salvador.

Tudo Por Jesus Nada sem Maria.



Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.