O amor é a medida certa que Jesus viveu


 Resultado de imagem para imagem do quinto domingo da pascoa o amor


Queridos irmãos e irmãs, estamos celebrando o 5º Domingo da Páscoa, Jesus surge em vários momentos aos apóstolos como no Cenáculo, na pesca milagrosa e na figura do Rebanho, mostrando do que Jesus é o bom Pastor. Tudo isso é para mostrar que a nova comunidade deve estar na abundancia, na paz e no exercício do pastoreio que faz o povo caminhar bem nesta terra com o foco no céu.

Hoje a liturgia nos fala do amor mutuo, isto é devemos amar com o caminho de ida e volta.

No livro dos atos dos Apóstolos, nos mostra o final da viagem do apóstolo Paulo e Barnabé que fundaram novas comunidades. Aqui o anúncio da boa Nova se estende por toda terra para mostrar que o amor é a medida que se faz no desejo da salvação de toda a humanidade. Ninguém vai ficar de fora, todos são chamados a experimentar e viver a graça de Cristo em suas vidas.

Na comunidade aprendemos a superar os conflitos que surgem e o sofrimento faz parte do exercício missionário. Tudo isso confirma a missão a mensagem transmitida pelos apóstolos e pelos missionários de hoje. Seguir Jesus é arriscar e vencer com Ele na vitória final da vida em nossa vida.

As comunidades são criadas e surgem os presbíteros que vão liderar essas comunidades cristãs. Esta organização agora aparecem fora de Jerusalém. Esses sãos responsáveis de zelar e dirigir bem as comunidades a eles confiadas. O selo é marcado pela oração e jejum. Não podemos esquecer da oração, da escuta da palavra e da eucaristia partilhada na comunidade. (cf. At 14,21b-27)

Deus é bom e sempre está ao nosso lado porque é compassivo com todos devido ao amor Dele pelo seu Povo (cf. Sl 145)

No Livro do Apocalipse nos mostra como deve ser a marca da comunidade visível que vai ser o amor que todos são chamados a vive em comunidade. Um amor que é serviço, fraternidade, partilha e perdão. É uma nova realidade que vai surgir para todos, isto é um novo céu e uma nova terra. Agora uma bela Igreja que se torna a esposa amada que vai ao encontro do seu amado Deus. (Ap 21.1-5a)

O evangelista João nos mostra a despedida de Jesus com essa exortação amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Esse é o novo mandamento que deve ser a norma seguida pela comunidade. Jesus na sua trajetória no mundo viveu isso intensamente para inaugurar o Projeto de Salvação de humanidade, que foi e é um desejo de Deus Pai. A presença de Jesus é atestada no amor vivido por todos para concretizar o projeto de Deus. Foi uma novidade a uma exigência do antigo de amar o próximo como está em Levítico 19,18, mas agora como uma tônica maior que é como eu vos amei. (cf. Jo 13,31-33a.34-35)

É uma amor intenso que se traduz na entrega total para salvar a humanidade toda. Como esse proposito devemos ser cristãos no mundo, mudar a realidade de morte para a vida, ser coerente na ação e nos gestos, vivenciar uma amor mutuo onde todos tem vez e voz no grande banquete da vida onde Deus prepara para todos.

Que esta liturgia nos ajude a ter esse amor concreto em todas as nossas atitude para consigo, com Deus e com o próximo. Que sejamos uma Igreja de saída em busca de todos, principalmente os marginalizados d nossa sociedade para tenham vida em abundância.

Tudo por Jesus nada sem Maria

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.